segunda-feira, 3 de março de 2014

O triângulo amoroso Colombina, Arlequim e Pierrot

Tudo na vida tem o seu significado, por menor que seja. O Carnaval, portanto, não poderia ser diferente. Este tem muitos significados, seus símbolos também.

Carnaval, àquele alienado desavisado, vai bem além de um feriado onde ele enche a cara de cachaça sem saber muito bem a razão para isso. Esta festança com seus símbolos têm significados sim!

Isso nos leva quase que obrigatoriamente à Colombina, Arlequim e Pierrot, tão lembrados nas melodias e fantasias. Estes são símbolos indissociáveis desta festa.

Estes três símbolos do carnaval são personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos.

Colombina era jovem apaixonada que irá descobrir seu amor verdadiro. Pierrôt é de um amor puro e verdadeiro que sabe esperar o retorno de sua amada. O amor sofre em silêncio porém vence sempre. Arlequim é aquela paixão que chega repentinamente e arraza corações. A paixão é passageira e perde seu encanto quando os problemas de relacionamento chegam.

A história deles era mais ou menos assim... Pierrôt e Colombina cresceram juntos e eram muito amigos. Pierrôt se tornou padeiro e fazia pães e doces para alegrar a vida dos habitantes de sua cidadezinha e o coração de sua amada. Ele não tinha coragem de se declarar para Colombina pois ele era muito tímido, ele costumava escrever longas cartas de amor para sua amada porêm não tinha coragem de enviá-las.
Um belo dia de verão aparece na cidade um alegre trovador chamado Arlequim, ele encanta a todos com suas histórias e canções. Colombina é seduzida e se apaixona por ele, ela o segue deixando sua cidade e seu amigo Pierrôt que fica muito triste e deprimido.

Chega o inverno, e com ele dificuldades para a sobrevivência, Arlequim e Colombina sofrem muito, a moça sofre muito. Em uma noite de inverno, ao contemplar a lua, a moça relembra seu amigo Pierrôt e encontra uma carta com uma declaração de amor, ela fica emocionada e foge para retornar para sua pequena cidade e rever Pierrôt.

Os dois amigos se reencontram e vivem muito felizes juntos. Arlequim, com saudades de Colombina também retorna e para permanecer perto de sua amada fica amigo de Pierrôt. Assim os três amigos vivem felizes para sempre em meio aos pães e doces deliciosos feitos por Pierrôt.

Encontrei um vídeo muito legal que mostra, de uma forma resumida, um pouco dessa história e deste tão famoso amor! Adorei!!!
Até mesmo a Banda Los Hermanos cantou o triângulo Colombina - Arlequim - Pierrot, veja:
E assim finalizo esta conversa desejando um bom carnaval a todos.
Com informações do Blog Palco & Platéia.

Um comentário: