segunda-feira, 24 de março de 2014

Cidade de Rosário/MA e um belo exemplo

Ontem, Domingo, acordei bem cedo, quase na madrugada, precisava mais uma vez estar, e bem cedo, na querida Cidade de Rosário/MA, na região do Munim. Em verdade tenho até uma pequena angústia em meus pífios conhecimentos geográficos. Digo isso por que a Cidade de Rosário é colocada por todos como da Região do Munim, mas se analisar detidamente, ela está mesmo banhada é pelo Rio Itapecurú, e sendo assim, será que o mais correto não seria dizer que está localizada na Bacia do Itapecurú ou no Vale do Itapecurú. Não sei, mas penso que geograficamente seria o mais correto. Mas isso não é trabalho para Advogados, vamos deixar para quem entende do assunto. Vamos ao que interessa.

Como eu havia falado, ontem fui à Rosário, localizada na Região do Munim, precisava fazer algumas visitas a alguns clientes. A realidade do Maranhão é praticamente a mesma, seja qual for o município que você visite. Em Rosário não é diferente. As belezas e riquezas naturais, juntamente com o povo daquela cidade tão hospitaleira, são de fato o que de mais valioso podemos encontrar. Belezas que se sobressaem em meio ao descaso do poder público, e às dificuldades encontradas por todos.

O cidadão Rosariense não desiste, e usa de todas as suas forças para combater e vencer as dificuldades de seu dia a dia. Ontem, em meio ao trabalho que desenvolvia, consegui observar cenas bastante interessantes.

A tia dedicada lutando pela educação dos sobrinhos
Como exemplo, a da foto ao lado, onde uma jovem, em pleno dia de domingo, 'dava' aula de alfabetização (reforço) para os seus sobrinhos. Perguntada sobre o desenvolvimento escolar das criança, ela me relatou que fazia aquilo pois a educação pública do município não era a contento, e que as suas aulas de reforço eram bem importante para aquelas crianças, e de fato me pareceu mesmo que sim, pois a gatorinha de 5 anos, já era alfabetizada, e conseguia perfeitamente fazer a formação silábica das palavras, isso eu constatei pessoalmete, embora não tenha grandes conhecimentos na pedagogia e na educação escolar.

A criançada atenta à aula da 'professora durona'
Assim mesmo que o cidadão de bem consegue combater e driblar as dificuldades, usando de muito esforço, de muita sabedoria e de muita criatividade, pois somente assim, essa tia/mãe conseguirá criar um degrau social a seus sobrinhos de modo a dar a eles uma condição de igualdade para as competições do mundo.

Meus PARABÉNS pela iniciativa desta Jovem.

Com esta cena que eu presenciei, com este belo exemplo, já podia voltar pra casa, meu dia já estava realizado. Mas continuei em meu trabalho, em minhas visitas, mas com e pensamento na iniciativa daquela moça. Ao final de tudo, voltei pra São Luís, chegando em casa já passava das 14h, a fome, o sono e o cansaso me apertavam por demais, era hora de parar, descansar e curtir o restinho do domingo, pois ainda pretendia ir à Igreja, mas tendo acordado na Madrugada, acabou que, por estar muito cansado, não conseguí. Mas tive sim um lindo dia de Domingo.

Assim, me resta deseja a todos uma abençoada semana, beijando o coração de cada um de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário