quarta-feira, 5 de março de 2014

ONDE ESTÃO OS FILHOS DE DEUS?

Penso que hoje é um dia oportuno para se reproduzir o texto abaixo. Trata-se do pensamento chave da mensagem sustentada pelo Pastor Antônio Fontes no dia 09 de fevereiro deste ano, na Igreja Presbiteriana do Calhau, a qual tenho procurado frequentar com alguma habitualidade.

**********

ONDE ESTÃO OS FILHOS DE DEUS?

“E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás?”. Gn. 3:9

Quando ainda estava cursando teologia no Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife, Pernambuco, aprendi na cadeira de Homilética, que é justamente a disciplina que ensina a arte, a técnica e a ciência da pregação, que há perguntas que são feitas aos ouvintes da pregação que não carecem de respostas, por conta da sua obviedade. Estas perguntas são denominadas de perguntas de retórica.
Quando penso acerca da pergunta feita por Deus a Adão: Onde estás? Entendo que não se trata do caso anteriormente mencionado. Também, parto do princípio que sendo Deus onisciente, sabia exatamente onde Adão estava e em que situação se encontrava. Estava absolutamente claro que algo muito sério tinha acontecido, afinal de contas, Adão não se encontrava onde deveria estar. Seu coração já não era o mesmo e a sua atitude de fuga da presença do Senhor apontava para a quebra da comunhão com o seu Criador.
Ora, sendo tudo isso verdadeiro, qual a razão da pergunta de Deus a Adão? Refletindo sobre toda a história dos atos de Deus na vida dos seus filhos, podemos afirmar que Deus quando chama um homem que, tendo pecado, e encontrando-se em esconderijos por ele mesmo criado, o faz para manifestar que ele não desiste daqueles que lhe pertencem. Deus não abre mão daqueles a quem ama e com quem estabeleceu uma aliança eterna. O chamado de Deus revela o seu insondável amor, bem como a sua incomparável graça.
Quando Deus chama um pecador do seu casulo, ele o faz também porque esconderijo algum, por mais confortável e seguro que seja, não é lugar para os filhos de Deus. É preciso entender que fomos chamados para a comunhão com o Senhor. Somos tirados das trevas e conduzidos à luz.
Pensando ainda um pouco mais, podemos afirmar que quando Deus pergunta onde estamos, ele nos oportuniza o privilégio e a benção do retorno à ele. Retornar à comunhão com Deus implica em reconhecimento do pecado cometido, a profunda tristeza pelo ato praticado e o ardente desejo de mudança.
Onde estás? É a pergunta que invade a nossa alma revelando o quão distantes estamos daquilo que Deus planejou para cada um de nós. A voz do Senhor continua chegando aos ouvidos e corações de todos aqueles a quem ele ama. Não é vontade de Deus que os seus amados permaneçam afastados dele vivendo em cavernas sombrias ou esconderijos que jamais o ocultarão dos seus olhos. Precisamos não somente ouvir a voz do Altíssimo, mas nos apresentar diante dele para que, por ele, sejamos perdoados e reconduzidos à vida que a cada um de nós foi conquistada.
Antonio Fontes Martins de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário