sábado, 8 de março de 2014

De ontem.. e de hoje também

Ontem chegava da estrada muito cansado, e por isso não escrevi nada aqui, até prometi escrever caso acordasse cedinho da madruga como gosto de fazer, e até que acordei. Acordei acho que era uma cinco da matina, tava tudo escuro ainda, cheguei a levantar, o Acorda Maranhão estava começando, deitei novamente só pra descansar um pouquinho, ora descansar de que hein!! Acabei pegando no sono novamente, e ainda bem, pois quando acordei de verdade, já por volta das 7 da manhã, aqui em casa tava sem net. ou seja, teria perdido meu sono à toa, pois nada teria feito às 5 da manhã sem conexão. Essa TVN é mesmo terrível, ai depois quando eu vou lá e aciono eles, as pessoas ficam apontando dizendo que Advogado é oportunista. É assim mesmo, nós que somos Advogados, temos que tolerar muitos abusos, somente para tentar desconstruir a imagem de que somos oportunistas, algo já por demais esteriotipado em nosso país. Eu mesmo vivo um drama já há uns 15 dias com a TIM, é que embora esteja com minhas contas em dia, meu celular da TIM não funciona, apenas recebe ligações, não ligo, não envio sms, nem tampouco acesso internet usando o chip da TIM, e olha que eu já estive por duas oportunidades na loja para reclamar, troquei também o chip duas vezes, sem falar nas inúmeras ligações efetuadas para o SAC, aí não posso nem processar os caras, porque senão.. "Ahh.. é oportunista", uma pena!!!

Pois então, como havia prometido, tenho muitas histórias do dia de ontem, mas resolvi não contá-las todas aqui nesta postagem, quebrei em várias postagens, e vou contando aos poucos.

Ontem foi uma sexta feira atípica, por se tratar da sexta que sucede ao carnaval, naturalmente que tudo, ou quase tudo, ainda está com seu funcionamento meio lento, em ponto morto, eu diria. Na última quinta-feira inclusive, eu teria uma audiência em determinado Juizado da Capital, sendo que chegando lá fui informado de que a Juiza não compareceu, e o conciliador teve a decência de me falar a verdade, ele disse que ela não veio por que era quinta pós carnaval, e pasmem, "sabe como é né dr., depois do carnaval é meio difícil né", não meu filho, não é meio difícil não, é difícil por inteiro, na verdade, é difícil ao quadrado.

Pois esse também era o clima por onde passei no dia de ontem. Estrada, volante, escritório, casos e mais casos, mas dois em especial me chamaram a atenção, mas hoje só tenho tempo pra contar do caso que envolve uma outra colega Advogada.

Um cidadão me procurou ontem no escritório pra falar de um problema, questão previdenciária, me contou tudo que era necessário, entendi que de fato ele tem direito no que pretende, bastanto levar o caso ao conhecimento do Judiciário para que seja convalidado seu intento. Entretanto, como não trabalho com Previdenciário, e não gosto mesmo, sempre indico uma de minhas amigas, e desta vez não foi diferente. Mas para minha surpresa, quando acabava de indicar a colega, ele me disse que na verdade já existia processo e que ele tinha também Advogada, ai logo perguntei. - Se você já tem processo, e se já está acompanhado por uma Advogada, o que está fantando então? Perguntei pois já estou acostumado a ver pessoas me procurando a fim de querer que eu faça uma espécie de monitoramento do trabalho do colega, e também já aconteceu comigo, clientes meus procurarem outros advogados a fim de pedir que estes também façam o mesmo, investiguem se estou desenvolvendo de forma adequada o meu mistér.

Da seguinte forma, pelo fato de uma vez ou outra o processo ter uma demora imprevisível, podendo passar 5 anos ou mais em tramitação, dependendo do caso, o cliente então pensa que o Advogado é lerdo, que o Advogado não trabalha, que é displicente, que é irresponsável, quando na verdade o culpado por toda essa demora é outro. Pois então o cliente procura outro Advogado pra saber se tá tudo certo, se o Advogado dele não tá enrolando, e coisas desta natureza, que eu vou preferir chamar apenas de postura "pouco republicana".

Pois voltando à nossa conversa, o suposto cliente simplesmente queria mesmo era que eu monitorasse o trabalho da colega, coisa que minha moral me impede de fazer.

Daí então, já meio chateado, até mesmo por conhecer a Advogada, e ser amigo dela, passei a informar ao cidadão que ele deveria procurar a Advogada e saber dela os reais motivos da demora, quando ele me veio falar, pasmem, que ele estava achando que a Advogada já tinha recebido o dinheiro, até mesmo porque, continuou ele a dizer, um cidadão lá do povoado dele já havia sido vítima desta advogada, e finalizou dizendo que ela também tinha ficado com o dinheiro dele.

Pronto, foi como se aquele cidadão estivesse falando também de mim, expliquei, com toda a veemência, que a postura dele era completamente inadequada, desrespeitosa e até mesmo, irresponsável, pois conhecia a Advogada, e seria capaz de afirmar que ele, e o amigo, estavam mentindo, e agindo de forma leviana, que a Advogada esteve sempre com o Escritório no mesmo lugar de sempre, e atendendo sempre nos dias de costume, e que naquele dia mesmo ela estava na cidade, e que se de fato ele tivesse uma conduta correta teria procurado a Advogada, quando ele me confessou que nem chegou a procurá-la naquele dia.

Pra eu não acabar por tratar mal o cidadão, de uma forma que não costumo tratar as pessoas, pedi gentilmente que ele se retirasse do meu escritório, orientando-o a ter mais cuidado ao falar, pois eu me disporia a ser o primeiro a testemunhar contra ele em uma possível ação de danos. Falar de meus colegas pra mim!!! É muita coragem!!! Esse não me conhece, não sabe que comigo voga o brocardo que diz amigo meu não tem defeito, e inimigo, se não tiver eu boto!

Mas deixando a parte do stress do dia de ontem, o que me restou foi voltar pra casa, pensando, meu Deus como pode o cidadão ser tão leviano e irresponsável com as palavras, não sabendo ele que pode com um único ato jogar ao vento comentários, ou falsas afirmativas, ferindo de morte a imagem e a moral de alguém que luta diariamente pelo sustento de sua família, que passou anos e anos para construir a imagem de uma boa profissional que é. Triste isso, triste mesmo.

E na estrada, muita chuva, buracos, parada para o café, trabalho, agora já na Comarca de Itapecurú, de tal sorte que no final do dia parece que o carro andava sozinho, não era mais eu quem dirigia, face ao cansaço que dominava todas as minhas forças.

Eis então o motivo de ontem a noite eu ter "capotado" de sono, e não ter contado a vocês o que pretendia.

Por hoje é só.. ah.. quase esqueço, hoje é dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher... Vou deixar aqui um Poema de Cora Coralina, esta Goiana, doceira de ofício, e que publicou seu primeiro livro já aos 70 anos.

Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plan...tar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.

Penso no que faço, com fé.

Faço o que devo fazer, com amor.

Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!

Feliz Dia Internacional da Mulher! E um beijo carinhoso no coração de todas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário