quinta-feira, 10 de abril de 2014

Festival de cinema francês em São Luís até quarta-feira

Shopping sedia festival de cinema francês em São Luís até quarta-feira

A estreia do longa uma Viagem Extraordinária (L’Extravagant Voyage du jeune et Prodigieux T.S. Spivet) abre a sessão do Festival Varilux de Cinema Francês em São Luís hoje, às 13h, no Cinesystem (Shopping Rio Anil). A obra do mesmo diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet, conta a história do garoto T.S. Spivet, que vive num rancho isolado de Montana. Superdotado e apaixonado por ciência, ele inventou a máquina de movimento perpétuo, o que o fez receber um prêmio muito prestigioso. Sem dizer nada à família, ele parte, sozinho, para buscar sua recompensa e atravessa os EUA num trem de mercadorias. Mas ninguém imagina que o feliz premiado só tem dez anos e carrega um segredo tão pesado.
 
Viagem Extraordinária faz parte do Festival Varilux de Cinema Francês
Assim como esse, outros 14 filmes franceses serão lançados no Brasil em 45 cidades e 70 cinemas em todo o Brasil, até o dia 16 de abril esperando contemplar 100 mil espectadores nas exibições de filmes dos mais variados gêneros e mais destacados diretores e atores do momento.

“O objetivo da gente é promover a cultura francesa não só entre os alunos e simpatizantes, mas para toda a cidade. Estamos acostumados a ver os filmes americanos, então com esse Festival é a oportunidade de apreciarmos também os filmes franceses que são de alto nível”, afirma o diretor da Aliança Francesa de São Luís, Michael Magalhães.

Essa é a quinta edição do Festival francês no Brasil e a quarta vez que ele acontece também em São Luís. De acordo com Michael a expectativa é de que o público seja maior do que no ano passado quando a média de público nas salas de exibição foi de 40 espectadores. “A cada ano cresce a participação do público e a seleção de filmes com autores premiados, de qualidade e lançamentos no Brasil é mais um diferencial”, comenta Magalhães.

No ano passado o evento aconteceu em 40 cidades. Este ano ele está se realizando em 45, simultaneamente. Para o diretor da Bonfilm (produtora do Festival) e do Festival, Christian Boudier, o sucesso do Festival é mais uma prova de que o público brasileiro gosta muito e confia no cinema francês. “Ao longo dos anos, o Festival Varilux se tornou um dos maiores eventos de cinema a nível nacional. Esse feito só é possível graças ao crescente interesse do público pela cinematografia francesa. Nesta edição, não será diferente”, acredita Boudier.

A programação destaca também filmes como Yves Saint Laurent (2013, 106 min), de Jalil Lespert, um dos mais aguardados. Eu, Mamãe e os Meninos, de Guillaume Gallienne, é apontado como verdadeiro "fenômeno" de 2013 na França e na recente cerimônia do Cesar (o “Oscar” francês) com cinco prêmios, dentre eles melhor filme e melhor ator. A comédia Uma Juíza sem Juízo, de Albert Dupontel (Cesar da melhor Atriz para Sandrine Kiberlain), teve mais de dois milhões de espectadores na França; e O Passado, do diretor iraniano Asghar Farhadi (ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 com A Separação).

As sessões acontecerão até o dia 19 de abril no Cinesystem (Shopping Rio Anil e obedecem aos preços praticados diariamente no cinema).
 
Informações de O Imparcial On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário