quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como a conversa muda!!!

Olha que pra ser Advogado em dias de hoje nós temos que orar muito, mas muito mesmo, que é pra não perdermos a cabeça ou acabar perdendo a linha com alguns clientes.

Certo dia chegou em meu escritório um cliente, aos prantos, chorando mesmo, com um problema de família até bem grave, isso às 7 da noite de uma sexta-feira. Conversamos, expliquei como a Lei tratava casos como o dele, e informei que havia sim solução, quando então marcamos para nos falar no dia seguinte.

No sábado pela manhã ele me procurou novamente, tivemos uma outra conversa, acertamos honorários, juntamos toda a documentação necessária, assinamos alguns papéis, e pronto, daí pra frente era comigo, era só dar entrada na ação.

Um detalhe importante, os honorários foram acertados da seguinte forma, quarenta por cento na entrada, e o restante ao final, com a solução do caso.

Contratinho assinado e tudo, então, mãos à obra.

Na segunda-feira bem cedo o processo já estava distribuído, e daí pra frente começava uma luta bem difícil.

Foram quase dois meses esse cliente me ligando quase que diariamente, uma vez ou outra ainda chorando, em meio ao desespero que se encontrava, e eu o orientando da forma como deveria se conduzir até que a Justiça se manifestasse sobre o problema, sendo que em alguns momentos eu me via até fazendo às vezes de Psicólogo, o que é bem comum também pra quem Advoga.

De certo que após cerca de dois meses veio a primeira audiência, e nesse dia mesmo o processo foi resolvido. O cliente saiu do fórum com um sorriso de tranquilidade, me agradeceu enormemente, fez preces à mim e à minha família, até me abraçou, e foi embora bastante aliviado, sem que deixasse de marcar o dia de voltar ao escritório para fins de conversar sobre assuntos financeiros pendentes.

Hoje pela manhã me aparece este cliente, dizendo que ainda estava agradecido a mim pela vitória alcançada, e que lembrava que havia me prometido "arrumar mais qualquer coisinha" pra mim, caso eu ganhasse a questão.

Eu logo pensei, "como assim??!!".

Esperei ele terminar de falar, isso eu aprendi Advogando, deixe sempre o cliente falar, escute somente. - Sabe dr., vou correr atrás ai de um dinheirinho pra arrumar mais alguma coisinha ai pro senhor.

Respirei fundo, bem fundo mesmo. - Meu senhor, penso que o senhor deve ter esquecido que temos um contrato de prestação de serviços, com cláusulas bem claras, dentre as quais uma em que o senhor havia se comprometido a cumprir com o restante dos honorários ao término da ação. Devo lembrar o senhor disso? Creio que não. Então o que precisamos é que o senhor nos diga a forma como irá cumprir com sua obrigação.

Certo de que seu plano não tinha dado certo, pediu um parcelamento, que foi de pronto aceito. Agora nos resta é aguardar.

Não sei o que se passa na cabeça de algumas pessoas, vejo atitudes como essa que acabo de narrar, como uma completa falta de respeito com o profissional que se contratou. Eu mesmo jamais teria coragem de fazer isso com quem quer que seja, a educação e valores que me foram postos me impedem de agir assim.

Ao final nos despedimos, pedi um abraço a ele, mas ele não quis me dar, fiquei sem entender.

Como as coisas mudam!!!

3 comentários:

  1. Caro amigo, as coisas em momento algum mudaram, elas sisplesmente foram manifestas ou expostas no momento oportuno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo anônimo, com razão, penso que nós é que criamos boas expectativas sobre a bondade e honestidade do ser humano, expectativas que costumeiramente acabam sendo frustradas! Ah.. e na próxima participação não esqueça de identificar-se para que possamos manter uma conversa mais próxima ainda. Abraçoss!!!

      Excluir
  2. Meu amigo, o Brasil precisa de gente como voce e eu, Viana e o nosso maranhao estao destruidos, a nossa patria mae precisa dos seus filhos.
    Acompanho o seu blog ha alguns anos, e inicio este contato pois precisarei de pessoas como voce na luta em que iniciaremos pelos nossos irmaos, voce nao me conhece mas isso se sucedera no momento oportuno.
    Um abraco

    ResponderExcluir