domingo, 24 de fevereiro de 2013

LUGARZINHO

Quem me conhece bem sabe que eu descanso carregando pedra, então, hoje pela manhã, pra não perder o ritmo, estive na zona rural de São Luís, denominada de Inhaúma.
A intenção na verdade era de resolver um problema particular, mas como eu já conhecia a comunidade, aproveitei pra dar uma volta nas propriedades do pessoal, e juntamente com meu Pai, dar um pouco de comida pra muriçocas também.
Trata-se de uma comunidade, onde quase todo mundo é parente de quase todo mundo, uns casaram com outros, que se largaram e casaram com mais outros, que são sobrinhos de outros, que moram com aqueles outros, e por ai vai.
Um dos líderes da comunidade é o mestre de obras Chico Lira, muito receptivo, e de quase todo mundo ali ele é bisavô ou avô ou pai ou tio.
Alí na casa do Patriarca encontrei quase todo tipo de plantações, do milho ao abacaxi, passando pelo feijão e pela jacama. Encontrei também alguns pequenos lagos com uma boa criação de tambaqui. Isso tudo além de uma boa criação de galinhas, patos, galos e capotes, onde a atração do sítio é um tal Galo Indiano Gigante, que chega a pesar 6 a 7 quilos. E logo ao lado, na residência de um de seus filhos, um cantinho, mas precisamente uma vendinha, onde se serve a galinha cozida, pato, peixe assado, capote ou o tal galo indiano, que você de forma atenta escolheu previamente no terreiro
O que nos chama atenção é a paz do local, que fica a somente uns 100 metros da BR 135, na sua margem direita, depois da Eletronorte, mas antes da entrada do Coqueiro, paz que é quebrada somente com a passagem do Trem da Vale que fica nos fundos e no alto das propriedades.
Os tambaquis se assanhando, os buritizeiros e o Trem da Vale
ao fundo quebrando a paz e o silêncio.
Chamou-nos atenção uns buritizeiros encontrados numa baixa que fica ao fundo da casa do Chico Lira, e os pés de babaçu que se espalham pela propriedade, onde o coco é utilizado somente para carvão.
Babaçu
Fotos tirei poucas, e quase nenhuma ficou boa, isso em razão das muriçocas que me açoitavam de forma impiedosa. Da próxima vou mais preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário