quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EVANGÉLICOS ajudam na reintegração de detentos

A Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), em apoio ao Ministério Cristo Liberta, grupo de evangelização que atua no sistema carcerário do Maranhão, vem trabalhando para a reintegração social de detentos. Os trabalhos, realizados diariamente, têm por objetivo recuperar a vida de detentos mediante a palavra de Deus.

A missionária Milene Rodrigues, 55 anos, destaca o papel social da igreja dentro e fora de uma unidade carcerária. "Nós [a igreja] nos deparamos com problemas que vão desde sentimentais a físicos. O uso das palavras certas é a nossa melhor arma. Já perdemos a conta de quantos internos já resgatamos do crime. Uma palavra pode fazer a diferença. E quando ele precisa de remédio, nós trazemos a ele", disse.

Uma prova dessas transformações é a vida do ex-detento Elmo Souza, 55 anos. Livre desde 2010, Souza hoje é uma das pessoas que estão ligadas diretamente com as ações de evangelização nos estabelecimentos carcerários. "Eu me converti no sistema e sei do tamanho da importância desse trabalho. Hoje, graças a Deus, faço parte deste lindo trabalho", afirma.

O diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP/Pedrinhas), Raimundo Nonato Araújo Fonseca, disse que o trabalho de assistência religiosa realizado na unidade prisional tem sido muito importante para um bom convívio entre os presos. "Esse trabalho tem nos ajudado muito na questão da ressocialização do interno. Os presos que são evangélicos acabam influenciando positivamente os demais, até mesmo no quesito comportamento, pois estes se comportam muito bem", destaca Fonseca.

Não muito diferente dos cultos realizados nas igrejas, o ato religioso dentro das unidades prisionais segue uma dinâmica semelhante, com canções de louvores e muita oração.

O Estado do Maranhão
Geral
06 de Fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário