terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Justiça do MA parece querer administrar o trânsito de São Luís

O que aconteceu é que a Justiça do Maranhão proferiu sentença favorável ao São Luís Shopping e em desfavor do Município de São Luís, onde a prefeitura foi obrigada a instalar novamente aquele sinal de trânsito que fica em frente ao Shopping.
Negócio é o seguinte, o Shopping há algum tempo atrás conseguiu aprovação de um projeto junto à prefeitura de São Luís, mais precisamente junto à SMTT, onde permitiu-se a instalação de um sistema semafórico para atender às necessidades daqueles que saiam do Shopping com a intenção de dirigir-se ao Centro da cidade. Acontece que com o tempo, o semáforo mostrou-se ineficiente, isso em razão do mesmo estar causando um enorme engarrafamento na Avenida Carlos Cunha, especialmente nos horários de pico, e no sentido Centro-Calhau.
No final da administração Castelo, o novo secretário de trânsito, Canindé Barros, com a inauguração da via expressa (e do elevado), identificou o problema e determinou a retirada do sinal, obrigando que motorista que sai do Shopping com a intenção de seguir para o Centro da cidade fosse até o elevado da via expressa, tomando a alça da direita, descendo, passando por baixo do elevado, pegando novamente alça à direita, subindo o elevado, para que aí sim, seguisse para o Centro.
Tal medida, aumentou o percurso em apenas 900 metros, e foi suficiente para acabar com os engarrafamentos naquele trecho.
Ocorre, que o Shopping São Luís ficou insatisfeito com a medida e intentou uma ação judicial em face do Município de São Luís, com o intuito de ter novamente na sua porta um sinal de trânsito, pouco se importando se o trânsito vai explodir de 'carros engarrafados'.
Assim, uma grande maioria, que vem sendo prejudicada, e sendo também obrigada a encarar todos os dias aquele engarrafamento, está pagando, e caro, pelo bem de poucos frequentadores do Shopping, o que mostra que estas grandes empresas, pouco se importam com os problemas da cidade, sendo estas completamente distantes da realidade em que estão inseridas.
Mas o que nos chama atenção é o fato do poder judiciário proferir a sentença da forma como foi proferida. Afinal, quem entende melhor de Trânsito, a Justiça ou a SMTT? Penso que em alguns desse casos torna-se temerária a atuação do Judiciário, até mesmo por que, como diz-se no popular, 'se a moda pega', não será mais necessária a existência da SMTT, bastando entregar a administração do caos que é o trânsito de São Luís para o Judiciário.
Agora, a tirar pela nossa Justiça, se dá pra imaginar como seria então o trânsito sob o comando deles. O caos do caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário