quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Acorda Chico Gomes!!!

Mais uma extraída do Rádio AM. Este instrumento de grande alcance, do qual sou ouvinte inveterado. Pois bem, o caso é o seguinte, ontem pela manhã, eu me encaminhava para buscar minha filha na escola, ouvindo o Ponto Final, que está sendo apresentado pelo Jornalista Marcial Lima, quando uma senhora, que se a memória não me trai, apresentou-se como Dona Cecí, entrou no ar para fazer uma reclamação. Em sua fala, identificou-se como moradora do povoado Santa Tereza, e apresentou sua reclamação dizendo que alí "nunca houve uma consulta, ainda não houve uma consulta", ela referia-se ao posto de saúde de Santa Tereza. Ela informou também que era hipertensa e que necessitada de consultas médicas.
As reclamações começam a surgir de todos os lados, embora o grande esforço do Prefeito Chico Gomes em regularizar a situação de penúria que encontrou. Na área da Saúde, o que se observa é que o esforço também é grandioso. A Secretária de Saúde, a Dra. Edna Amorim, já está se movimentando com o fim de promover as primeiras ações. Na última sexta-feira, inclusive, promoveu uma reunião com os Agentes de Saúde na sede do sindicato daqueles profissionais. A Dra. Edna, que conheço pessoalmente, é pessoa capacitada, já foi vereadora, e juntamente com sua família, em especial Dr. Amorim e sua Filha, a Vereadora Anne Amorim, tem uma lista de serviços prestados ao município, o que lhe credencia a ser uma grande Secretária, que, certamente, deve tá se movimentando no sentido de regularizar a questão das consultas médicas.
O problema que enxergamos aqui é que o cidadão, principalmente aquele mais humilde, não tem acesso ao gestor municipal e a seus auxiliares de primeiro escalão (Secretários), e a forma que eles tem de reclamar suas necessidades é exatamente buscar a imprensa, e o meio mais fácil é exatamente o Rádio AM.
Acontece, que o Prefeito ao manter este distanciamento da população, faz com que o cidadão procure mesmo os rádios e as tv's, sendo que no momento em que uma reclamação desta chega no rádio, dá a impressão exata de que a administração anda de mal a pior, o que nem sempre é verdade.
Como sugestão, o Prefeito poderia criar uma Ouvidoria, no sentido de captar estas reclamações. Assim, o cidadão antes de procurar rádios e tv's para fazer suas reclamações, certamente iria levar o problema para o Administrador que, se interessado, poderia tomar providências para regularizar a pendência, sem permitir que o problema se tornasse de conhecimento geral.
A primeira notícia que se tem do cargo de Ouvidor é datada de 1809, onde na Suécia criou-se a figura do Ombundsman, que tinha a função própria de captar os problemas, reclamações e sugestões da comunidade e levá-las para o rei.
Pois bem, foi apenas uma sugestão, se achou ruim, nos desculpe, e não está mais aqui quem falou.

Um comentário:

  1. Não sabia que Edna Amorim era Drª,só por curiosidade ela fez doutorado em quê mesmo?que eu saiba ela é funcionaria da Caixa .

    ResponderExcluir