domingo, 20 de outubro de 2013

Patrimônio Cultural vistoria imóveis tombados em Viana

Academia Vianense de Letras foi o primeiro prédio a receber a visita
Representantes da Superintendência do Patrimônio Cultural (SPC) estiveram esta semana no município de Viana-MA, na Baixada Maranhense, em visita a dois prédios de arquiteturas coloniais, localizados na área de tombamento da cidade.

A Academia Vianense de Letras foi o primeiro prédio a receber a visita de técnicos da Secma, que analisaram e avaliaram os reparos que deve sofrer em sua estrutura. Situada na Rua Antônio Lopes, nº 535, a casa de arquitetura originalmente colonial pertenceu a Amâncio de Aquino, autor da letra do Hino Vianense. Amâncio era radiotelegrafista e por isso sua residência funcionou como Correio e Telégrafo de Viana por muito tempo. O casarão foi adquirido em 1951 pelo comerciante e vereador Ananias Gomes de Castro, que por diversas vezes foi palco de festas e bailes municipais de carnaval. Atualmente, o imóvel abriga a Casa de Cultura de Viana.

O Sobrado Amarelo foi o segundo prédio a ser visitado pelos técnicos da SPC, em companhia de homens do Corpo de Bombeiros. Localizado na Rua Cônego Hemetério, 244 - Centro, o sobrado viveu o apogeu do desenvolvimento econômico do Brasil. Os altos do sobrado serviam de residência para os proprietários e o andar térreo funcionava como ponto comercial e abrigava a Fábrica Santa Maria.

Construído em 1843 por proprietário de posse econômica abastada, o Sobrado Amarelo de Viana foi incluído à classe produtora e exportadora vianense. Dessa prosperidade, pode-se dizer, surgiram os imóveis construídos com elementos duráveis, casarões com fachadas de azulejos e uma arquitetura estilo portuguesa.

A instalação comercial, hoje em ruínas, resistiu até a década de 1980, sendo de propriedade da empresa A. O. Gaspar. O imóvel receberá uma reforma geral em sua estrutura. De acordo com a superintendente da SPC, "o sobrado ainda está sem definição de uso e será entregue a prefeitura de Viana que decidirá sua melhor utilidade para a população", ressalta Andrea Vasconcelos.

A reforma da Academia Vianense de Letras será concluída e entregue no dia 23 de novembro, em solenidade com entrega de título de Cidadão Vianense a algumas autoridades, entre elas a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Cultura, Marlilde Mendonça.
 
Informações são do Portal Elo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário