sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Windows XP e os Vinhos

Dois assuntos de meu interesse, a computação e os vinhos.

Me impressionei com a informação abaixo, uma por ter muito a ver com vinhos, assunto que me causa bastante interesse, pois mesmo não sendo um grande conhecedor dos vinhos, sou um grande curioso sobre esta arte. A arte de apreciar um bom vinho é sim um ótimo passa tempo, e estudá-los é bem instigante, o que já faço, ou tento fazer, há anos.

A Computação é um outro assunto com o qual estamos todos envolvidos, eu também há tempos me relaciono intimamente com os PC's, relação que foi bastante aprofundada no período em que cursei Ciência da Computação na Universidade Federal do Maranhão. Curso que eu cheguei a findar todas as cadeiras, mas deixei de defender a monografia, é que saí pra comprar cigarros e não mais voltei. Foi quando apaixonei-me pelo Direito, pela Advocacia na verdade.

Pois então você me pergunta, qual é a relação da computação com os vinhos que motiva a escrever esta postagem? Todos devem lembrar daquele papel de parede tão conhecido do Windows XP (talvez o mais utilizado na história computacional), pois aquilo alí era na verdade a fotografia de um vinhedo.

Já tive a oportunidade de ver de perto um legítimo vinhedo, estes produzem sempre imagens belíssimas. Estive na Bodega Bouza em Montevideo (UY), em uma breve viagem que fiz certa feita, e de fato as imagens capturadas são encatadoras, mas nada que se compare à do XP, esta é verdadeiramente sensacional.


Pois bem, chega de conversa e vamos à matéria que trata do assunto, pois já estou a salivar ao lembrar-me de um belo Tannat Uruguaio.
 

Cava, local onde os vinhos são guardados, geralmente em barricas de carvalho para maturação e envelhecimento. Na Bouza Bodega a Cava fica logo abaixo da área de produção. E posso dizer que o cheiro daquele local é inesquecível. De encher os olhos de quem aprecia mais que um bom vinho, mas a arte na produção, o encanto e a magia que há por trás de uma garrafa.

 
**********

O fotógrafo americano Charles O’Rear adora registrar vinícolas com sua câmera. Plantações de uva a perder de vista, da Califórnia ao sul da França —já publicou livros apenas com imagens relacionadas ao assunto.

Mas a fotografia mais famosa de uma vinícola que já tirou acabou ficando célebre por outro motivo.

windows-xp-6301
A Tela do Windows XP, como não lembrar!

Sim, é o plano de fundo do Windows XP. Não, a imagem não foi alterada digitalmente, por incrível que pareça.

Em um belo vídeo publicado na conta do YouTube da Microsoft, O’Rear conta a história da foto. Ele estava viajando de carro até a casa de sua namorada, perto de San Francisco (Califórnia), quando viu a bela paisagem e decidiu parar. Fez quatro versões da foto.

Algum tempo depois, representantes da Microsoft o procuraram a fim de adquirir a imagem original, feita ainda com rolos de filme. O valor da compra —que ele não chega a revelar— era tão alto que nenhuma empresa de postagem quis assumir o risco. Ele acabou viajando até Seattle, onde fica a sede da empresa, para entregá-la pessoalmente.

Assista abaixo ao vídeo completo (em inglês).



Da Folha de S. Paulo com comentários deste Blog e fotos de Bodega Bouza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário