segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em nome da razão - Um filme sobre os porões da loucura (1979).

Nos últimos 15 dias o meu pouco tempo livre foi ocupado com a leitura de um Livro. Tomei conhecimento do mesmo por meio de um curto curso que participei, e que foi promovido pela Liga de Psiquiatria dos estudantes do curso de Medicina da UFMA.
 
Holocausto Brasileiro é o nome do livro que tem como autora a Jornalista Daniela Arbex.
 
Por meio desta leitura tomei conhecimento também do Documentário "Em nome da razão", filme que retrata, ainda em preto e branco, a crua realidade do Hospital psiquiátrico Colônia, na cidade de Barbacena/MG.
 
A forma indigna e criminosa com que pessoas, doentes mentais ou não, foram tratadas e depositadas em meio a um verdadeiro campo de concentração é denunciada naquele trabalho, que em 1979, deu inicio, juntamente com outras ações, ao que foi chamado de inicio da reforma psiquiátrica ou início da luta pelo movimento antimanicomial.
 
O tema da loucura sempre me causou bastante interesse, e até acho que se não tivesse me tornado Advogado, acabaria sendo algum profissional que tratasse deste tema com mais proximidade, entretanto, nada nos impede de estar aqui explorando-o, e dividindo com os colegas, as nossas experiências.
 
Segue abaixo o filme, que é bem curto, 25 minutos apenas, mas que pode trazer-lhe mais uma prova da capacidade interminável que tem o ser humano de fazer o mal.
 
Por fim, devo lhes confessar que após a leitura do livro, assiti ao filme completamente estarrecido, tamanha são as barbaridades narradas nesses dois trabalhos. 
 
Bom filme e boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário