sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Keep your distance

É necessário que nós advogados tenhamos muito cuidado no tato com nossos clientes, e não clientes também. Lembro-me de uma velha parábola. Conta que um Dentista que era acostumado fazer pequenas 'consultas', no meio da rua, apenas olhava e, quando possível, dava ali mesmo o seu disgnóstico, e pedia para o cliente passar no dia seguinte no seu consultório.

Essa historinha é apenas para ilustrar o quão gravosa é essa nossa conduta, e o quão nociva ela pode vir a ser para o nosso trabalho.

Continuando, o Dentista da história, de tanto atender pessoas na rua, certa vez, encontrava-se na feira, quando um antigo paciente o encontrou, e não perdendo a oportunidade, lhe disse.. Dr. eu estou sentindo uma dorzinha aqui no meu dente, que tá pra me matar. Daí o cidadão foi logo abrindo a boca e pedindo pro Dentista olhar seu dente latejante. Isso mesmo, bem ali na feira.

Em dias atuais essa historinha se repete vez ou outra. O que facilita bastante a vida do cliente, e claro, o que veio pra facilitar é pra ser utilizado sim, mas com cautela e bom senso.

Dito isso, tenho que as novas tecnologia são os meios que nossos clientes têm para estarem próximos a nós Advogados. Mas tenho também que cabe ao profissional delimitar essa aproximação, impondo, de forma urgente, alguns limites.

O WhatsApp é uma ferramente de comunicação espetacular. Com ele se consegue prontamente mobilizar um Advogado, de onde estiver o suposto/possível cliente, basta uma conexão mínima com a Internet. Imagine, uma pessoa está em uma praia, e uma mesa de bar, e surge a discussão sobre determinado assunto, e para dirimir a dúvida alguém resolve mobilizar um conhecido Advogado. Então a pessoa acessa o aplicativo e constata que o Advogado também possui WhatsApp, e logo dispara uma mensagem com a sua dúvida.

O Advogado, pensando se tratar de um possível cliente, responde com toda cortesia, tira a dúvida do suposto cliente, coloca seu escritório à disposição, encaminhando inclusive os contatos para que posteriormente a pessoa marque um horário. Não sabe ele que a pessoa está utilizando de seu trabalho para fazer gracinhas em uma mesa de bar. Lamentável.

Hoje vejo que o WhatsApp é para o Advogado o que a feira foi para aquele Dentista, e portanto, meus amigos, é hora de se tomar uma providência, antes que você passe as manhãs respondendo mensagens desse aplicativo, e no final do mês, não tenha dado uma consulta sequer.

O que me levou a essa reflexão foi uma situação que passei na manha do dia de hoje. Eu, na verdade, há tempos estava repensando alguns posicionamentos quanto a meu trabalho, e penso que chegou a hora. Hoje estava em meu escritório elaborando algumas petições quando me chega uma mensagem no WhatsApp. Era uma antiga cliente, indagando sobre seu processo. Esta cliente sempre foi atendida por mim via WhatsApp, eu sempre fiz essas consultas por meio desse aplicativo a todos os clientes que me chamam, e sempre de forma cordial. Então informei a situação do caso. Ela insatisfeita me veio com alguns impropérios (tudo via WhatsApp), inclusive me culpando pela lentidão da Justiça, isso mesmo, agora o Advogado tem que sentar na cadeira do Juiz e despachar o processo também. E mais, tudo com base em uma consultoria que ela tinha feito, PASMEM, com o Serventuário do Fórum. Eu mereço!!! Passei anos e anos estudando para ter o meu trabalho contestado pelo Servidor do Judiciário do Maranhão, sem demérito a quem quer que seja. Absolutamente.

Finalizei a conversa repreendendo a cidadã por sua postura desrespeitosa, e informando a ela que não mais iria atendê-la via aplicativo, e que quando surgissem dúvidas que ela marcasse um horário no escritório. Encaminhei os contatos do escritório e finalizei o papo.

Mas isso me fez antecipar decisão que há tempos eu já deveria ter tomado. Dia desses um amigo me alertou, dizia ele.. Fábio, celular do trabalho, na hora que você sair do escritório, deve desligá-lo, e mais, não instale esse negócio de Zap nele nao, nem faça consultoria por telefone, mensagem ou zapzap, seja cliente ou não. No máximo utilize para se por à disposição e para pedir que o cliente te procure no escritório.

Ele justificou dizendo que quando a pessoa se dispõe a ir em seu escritório, é por que de fato ela tem um problema, e realmente busca a opinião de um profissional. Até mesmo por que ninguém em sã consciência vai até um escritório apenas para tirar a dúvida sobre uma conversa que surgiu em uma praia, um bar ou uma roda de amigos. Para isso existe o Google. E é bem isso que alguns têm feito, têm utilizado-se dos serviços e cordialidade de alguns colegas como se Google fosse.

Naturalmente que é em razão da comodidade que se utilizam desse expediente, alguns nem se dão conta de seu erro, e entendo também que não é por maldade, mas temos que concordar que também não há justiça em se tirar o profissional de seu trabalho para se tirar dúvidas sobre uma bobagem, ou apenas para lhe dizer coisas impensadas.

Diante disso, não sei meus colegas de profissão, mas eu colocarei em prática, e muito em breve, algumas mudanças em minhas rotinas de trabalho, tudo apenas para ter mais tranquilidade, e desenvolver melhor meus a fazeres, evitando que alguém acabe por conseguir me tirar a concentração apenas por que lhe surgiu uma dúvida banal quando papeava com uns amigos.

Essa foi apenas uma reflexão para uma sexta-feira de sol.

Beijo no coração e tenham todos um excelente final de semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário