terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Missa do Galo, Papa faz apelo por vida simples e não materialista

Papa faz apelo por vida mais simples e menos materialista na Missa do Galo

Diante de 10 mil pessoas, Francisco condena o aumento da disparidade entre ricos e pobres

O papa Francisco celebrou a tradicional Missa do Galo diante de 10 mil pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano, e instou o mundo desenvolvido a busca uma vida mais simples e menos materialista, ao mesmo tempo em que condenou o aumento da disparidade entre ricos e pobres.

Em sua homilia, Francisco, 82, disse que o nascimento do Menino Jesus na pobreza em um estábulo deveria fazer com que todos, especialmente os "vorazes e gananciosos", refletissem sobre o real sentido da vida.

"Diante da manjedoura, entendemos que a comida da vida não são riquezas materiais, mas o amor; não a gula, mas a caridade; não a ostentação, mas a simplicidade", afirmou o papa, com simples vestes brancas.

"Vamos nos perguntar: eu realmente preciso de todos esses objetos e receitas complicadas para viver? Posso ficar sem todos esses extras desnecessários e viver uma vida com maior simplicidade?", acrescentou.

"Nos nossos dias, para muitas pessoas, o sentido da vida se encontra em possuir, em ter em excesso objetos materiais. Uma ganância insaciável marca toda a história da humanidade, mesmo hoje, quando muitos jantam de maneira luxuosa enquanto muitos ficam sem o pão diário necessário para sobreviver."

Papa Francisco ainda clamou aos povos que enxerguem as diferenças como fontes de riqueza e não de perigo, e pediu por conciliação em lugares abalados por conflitos.

Em sua mensagem, no que pareceu ser uma referência à conturbada atmosfera política em diversos países, Francisco clamou por “fraternidade entre pessoas de ideias diferentes, mas capazes de se respeitar e ouvir umas às outras”.

Francisco, primeiro papa latino-americano, fez alusão à polarização sobre o tema da migração, dizendo que Deus deseja “amor, aceitação, respeito por esta nossa pobre humanidade que todos compartilhamos numa grande variedade de etnias, línguas, culturas”.

“Então, as nossas diferenças não constituem um dano nem um perigo; são uma riqueza”, disse ele.

Francisco, de 82 anos, pediu a volta do diálogo entre israelenses e palestinos, “de modo retomar discussões que levem ao caminho da paz que ponha fim a um conflito que, há mais de 70 anos, dilacera a Terra escolhida pelo Senhor para nos mostrar o seu rosto de amor”.

Ele pediu à comunidade internacional que trabalhe em prol de solução política para a Síria, e disse esperar que uma trégua negociada na guerra civil do Iêmen possa levar alívio à população atingida pela fome e a violência.

A papa argentino também pediu maior harmonia social na Nicarágua e na Venezuela, dois países abalados por conflitos políticos.

Também não devem ser esquecidos os milhões de refugiados e deslocados na África que necessitam de ajuda humanitária e alimentar, disse ele.

Para a Ucrânia, ele pediu “paz, respeitadora dos direitos de cada nação”. As relações da Ucrânia com a Rússia têm sofrido um impasse numa deterioração que remonta a 2014, quando Moscou anexou a Crimeia e apoiou separatistas pró-Rússia no leste ucraniano.

Informações Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário