terça-feira, 14 de abril de 2015

E o pau fechou!!! Advogados brigam na saída do Tribunal

Advogados brigam na saída do STF e vão para a delegacia

Advogado foi ao tribunal para se defender de acusação de pedofilia. Ele teve liberdade revogada, mas juiz é que terá de dar ordem de prisão.

Advogados são levados para delegacia após tentativa de prisão no STF

Dois advogados foram levados nesta terça-feira (14) a uma delegacia de Brasília depois que um deles tentou prender o outro após uma sessão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Um dos advogados, André Francisco Neves, chegou a pegar o outro, Levi Cançado Lacerda, pela gola da camisa, pedindo a policiais que o encarcerassem imediatamente na saída do STF, mesmo sem ordem de prisão.

Advogado bancando o justiceiro ao tentar prender o colega sem qualquer ordem de prisão

O incidente ocorreu depois que a Primeira Turma do STF derrubou uma decisão que autorizava Lacerda a responder em liberdade por uma condenação de 2009 por suposto abuso de crianças. O habeas corpus que o mantinha livre, concedido em 2011 pelo ministro Marco Aurélio Mello, foi revogado na sessão desta terça.

Na ausência de uma decisão que assegurasse a liberdade de Lacerda, o ministro Luiz Fux chegou a sugerir que o próprio STF determinasse a prisão imediata, mas os demais ministros – Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber – entenderam que caberia ao juiz de primeira instância expedir uma nova ordem de prisão.

Lacerda deixou o plenário da Primeira Turma livre. Mas, inconformado com a decisão e apontando um suposto risco de fuga, André Francisco Neves, que assistia à sessão e não tinha nenhuma relação com o caso de Lacerda, o agarrou pela camisa para levá-lo até policiais que faziam a segurança do STF do lado de fora.

Acusado é também Advogado e compareceu à Tribuna do STF para fazer sua auto defesa. Há prova maior de que ele não pretende fugir. Ele está sim é enfrentando o processo.

“Ele vai sumir. Ele já está condenado a 24 anos de prisão. Ele vai desaparecer. O juiz vai o ofício para mandar ele de volta [para a prisão]. Se deixar, ele vai embora. É só segurar até amanhã”, disse Neves aos policiais, que recusaram a prisão alegando ainda não haver o mandado de prisão.

De dentro de um ônibus da Polícia Militar, antes de ser levado à delegacia, Lacerda disse que não iria prestar queixas contra o colega de profissão.

“Eu estou querendo evitar problemas. Nem esperava isso acontecer”. Ele também negou intenção de fugir.

“Ele [STF] não decretou prisão na hora. Senão, eu não ia sair [livre] de lá. O juiz ainda vai ter que tomar as providências. Em hipótese alguma [pretendo fugir]. Eu vim de Uberaba até aqui. Eu fui à tribuna para falar, é a prova de que estou enfrentando o processo e, logicamente, se eu perder, vou pagar o que a Justiça decidir”, disse.

Do portal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário