segunda-feira, 9 de março de 2015

OAB e seus apoiadores

Estive no Fórum do Calhau na última quinta-feira pela manhã. Eu tinha agendado duas audiência, uma na sétima vara de família às 09h45min e uma outra na décima segunda (eu acho) vara cível ao meio dia em ponto.

Terminei a primeira audiência já por volta das onze e meia, e me dirigi para a décima segunda vara. Ali chegando vi que ainda restavam alguns minutos para o pregão. Então me sentei e fiquei aguardando o momento de adentrar na sala. Minha cliente não chegou, e por ser uma audiência preliminar, apenas para a fixação de pontos, acabou que não seria necessária a presença dela.

Mas o mais interessante foi o 'antes' da audiência. Digo isso por que fiquei ali sentado ao lado da Advogada da outra parte, a qual se fazia acompanhar de sua preposta.

Inevitavelmente acabei por ouvir o diálogo que as duas moças travavam. Entre uma bobagem e outra, acabei ouvindo uma pérola dessa moça, que me deixou até na dúvida se era mesmo uma ADVOGADA, mas tudo bem.

A moça reclamava com a sua preposta de que ainda não havia efetuado o pagamento de sua anuidade da OAB. Disse ainda que a anuidade estava muito cara, e seguiu reclamando. Quando ao final lançou a seguinte pérola... Além de que menina, que a única coisa que a OAB faz de bom mesmo são as festas.

Olha gente, eu fiquei estático, sem reação alguma! Fiquei até na dúvida se era realmente aquilo que eu tinha acabado de ouvir.

Quem me conhece sabe o que penso. Tenho que é exatamente o contrário do que essa moça pensa. Esses festejos que a OAB promove representam exatamente tudo aquilo que órgão não deveria fazer, salvo se o seu dever estivesse sendo cumprido à risca. Mas não, os fóruns encontram-se por ai com salas precárias (Salas da OAB), os juizados, todos, não possuem um computador sequer, um scanner sequer, sem internet, tonner, nada!!!! Falo isso com propriedade, pois ando por todo esse Maranhão e conheço a realidade de quase todos os fóruns do Estado.

Não vamos longe para exemplificar o que acabo de falar. Sexta feira foi no fórum de Raposa. Precisei fazer uma simples petição. Há naquele fórum uma sala disponibilizada para a OAB, com ar condicionado, que não funciona, com um computador funcionando sem internet, há uma impressora que não imprime, enfim. Pois fiz minha petição e tive que me dirigir para a Secretaria mendigar a uma servidora que fizesse a impressão da peça, assim resolvi meu problema.

E essa é a realidade das salas da OAB, excetuando-se as de maior visibilidade é claro, a do fórum Calhau e a das Varas Trabalhistas. As outras, poucas existentes, são precárias.

E essas não são as únicas ações em que a OAB tem falhado.

Partindo dessa condição de penúria, não posso aceitar com naturalidade que a OAB deixe de olhar para a nossa profissão, para simplesmente promover festas/festejos/bailes/cafés/campeonatos de futebol/ e etc.

Entendo sim, que se o Advogado tivesse todo o Suporte da OAB para o desenvolvimento de seu trabalho, naturalmente o órgão estaria autorizado a fazer festas e mais festas, um baile atrás do outro. Mas do jeito que está!! Em analogia, é como se o cidadão tivesse sua casa caindo ao pedaços, os filhos dormindo em quartos insalubres, se alimentando mal, estudando em péssimas escolas, e o pai vai lá e dá uma festa a cada mês, viagem atrás de viagem. Uma total inconsequência.

E pra piorar tudo, me vem uma adevogada (sic) dessas dizer que a única coisa que a OAB faz de bom mesmo são as festas. Como definir isso?? Patético?? Ridículo?? Confesso que nem eu sei!!!

Enfim, é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário