segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

The New York Times: México, a destruição pelas drogas!

México reclama ao ser taxado de exemplo de destruição pelas drogas

O México disse que irá enviar uma nota ao Vaticano reclamando pelo fato do Papa Francisco ter alertado os Argentinos sobre o risco da Argentina se transformar em um “México” devido à disseminação do tráfico de drogas.

O Ministro do Exterior Jose Antonio Meade disse que o Governo tem se preocupado com o estigma de país das drogas visto em email atribuído à Francisco e publicado na Argentina nesse último final de semana.

“Nós nos encontramos com um enviado do Papa, e enviamos a nota, vez que nossa preocupação é o enfrentamento do trafico de drogas, o que é um desafio de todos. Isso é um desafio que o México tomou para sí e assumiu a responsabilidade de forma dura e empenhada,” disse Meade ao Diário México City.

Publicado pelo partido de direita Argentino La Alameda, o email atribuído ao Papa faz visível referência ao risco do estilo violento do narcotráfico Mexicano chegar à Argentina.

Nós estamos esperançosos de que conseguiremos evitar a Mexicanização. Conversei com um Bispo Mexicano e essa situação é terrível,” citação que o Pontífice lançou na mensagem enviada a Gustavo Vera, um dos líderes do La Alameda.

A porta-voz da Igreja Católica no México disse que dificilmente o comentário tenha sido feito pelo Papa. Um oficial do Ministério do Exterior Mexicano disse acreditar que um enviado do Papa confirme ser dele a afirmação.

Vera disse que o alerta do Papa pode ter sido erro de interpretação ou mesmo estar ele falando sobre crimes.

“Na carta usa-se expressões simples bem antigas para se referir ao tráfico de drogas e foi entendido o de pior,” disse Vera à Rádio Argentina.

Desde 2007 mais de 100.000 pessoas já morreram em decorrência da atuação dos Cartéis das Drogas no México. Em setembro de 2014 houve o sequestro e chacina de 43 estudantes Mexicanos pela polícia em uma aliança com o narcotráfico em um difícil caso para o governo.

Políticos Mexicanos têm discutido o problema que é de responsabilidade comum do México com os Estados Unidos, este um forte mercado consumidor para as Drogas Mexicanas.

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário