segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tribunal de Justiça do Maranhão comemora 200 anos de história

O bicentenário dos 200 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Maranhão será comemorado nesta segunda-feira, às 19h, no Centro de Convenções de São Luís, no Multicenter Sebrae. A cerimônia será conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, que vai proferir o discurso de abertura aos homenageados e demais convidados.

“A passagem de tão significativa data constitui, a um só tempo, motivo de orgulho pelas conquistas já obtidas, como também de esperança e de superação dos inúmeros desafios que a prática forense, em sua peculiar dinâmica, apresenta a cada dia aos responsáveis pela definição dos rumos do Judiciário maranhense”, afirma o presidente do TJMA, Antonio Guerreiro Júnior.

Durante a cerimônia, cerca de 700 autoridades civis, militares e religiosas, personalidades e servidores do Poder Judiciário serão homenageados com a entrega da medalha comemorativa do bicentenário. “A Medalha 200 anos é única e especial, por ter sido confeccionada, exclusivamente, para as homenagens em torno do aniversário do Tribunal. Ela foi instituída em sessão administrativa do colegiado, como parte das comemorações alusivas à passagem do aniversário de instalação do Tribunal de Justiça, a terceira corte de Justiça estadual mais antiga do país, ocorrida em 4 de novembro de 1813”, explica Guerreiro Júnior.

Estarão expostos ao público durante a solenidade documentos históricos, livros, fotografias, documentários e peças do acervo histórico do Poder Judiciário que enfocam fatos do passado e do presente sobre a atuação do Tribunal de Justiça. O material da mostra também exibe folders, revistas e outras peças publicitárias produzidas sobre a temática dos 200 anos do TJ.

Autoridades importantes do Executivo, do Legislativo estadual e da Justiça serão homenageadas com a medalha, que também será entregue a servidores e pessoas simples da comunidade, destacou o presidente do TJMA.

A programação comemorativa do bicentenário do TJMA teve início em maio de 2012, com a instituição de uma comissão organizadora para planejar e executar as atividades do aniversário, sob a presidência do desembargador Lourival Serejo. Dentre as atividades realizadas nos dois anos de atividade, a comissão lançou concurso público de redação para estudantes, selo e carimbo postais, ciclo de palestras da magistratura nas escolas, documentário e outras peças publicitárias de divulgação e exposição comemorativa.

Mulheres

200 anos depois, o Tribunal de Justiça do Maranhão vive um momento histórico singular onde pela primeira vez, três mulheres ocuparão a Mesa Diretora da Corte Jurídica no Estado. Neste mês foram eleitas as desembargadoras Cleonice Silva Freire, na presidência, Anildes Cruz na vice-presidência e Nelma Sarney como corregedora de Justiça. Na ocasião, a presidente que será empossada dia 20 de dezembro destacou a relevância do fato inédito: “Precisamos passar 200 anos para que a mesa diretora do Tribunal de Justiça fosse ocupada por mulheres. Vou ter a alegria de dividir o cotidiano da Corte com as duas”, destacou Cleonice Freire que acrescentou ainda que “Isso vai fazer parte da história do Tribunal”, declarou a desembargadora que considera que o maior desafio da instituição será corresponder as expectativas de todos

Fonte: O Imparcial On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário