segunda-feira, 20 de maio de 2013

POSTO VINÓLIA LESA O CONSUMIDOR EM VIANA

Como Advogado eu ainda olho algumas coisas que deixam minha mente repleta de inculcações. Como é que pode nos dias de hoje os Direitos do Cidadão serem desrespeitados na maior cara dura, como é que pode??

Esta última ocorreu na sexta feira, quando cheguei no Posto Vinólia pra abastecer meu carro, e como de costume, informei, antes do abastecimento, que pretendia pagar no Débito Automático.

Pois qual não foi a minha surpresa quando a frentista, muito educada por sinal, me informou que o cartão de Débito estava sendo aceito somente para a Gasolina Aditivada, e pasmem, caros leitores, a Aditivada é R$ 0,25 mais cara que a gasolina comum. De pronto eu contestei informando que aquilo era ilegal, e que tal conduta não poderia se sustentar, e a moça que me atendeu disse que nada poderia fazer.

Veja baixo a foto que comprova que a diferença no preço dos produtos.

Aditivada no cartão é R$ 0,25 mais cara que a Comum
Como eu estava com pressa acabei abastecendo naquele posto, mas fiquei bastante insatisfeito com tal postura, onde o Vinólia está claramente ferindo o código de Defesa do Consumidor, causando lesão ao consumidor em geral, senão pense comigo, se um cidadão gasta 100 litros de gasolina por mês, ele perdeu R$ 25,00 e em um ano foram perdidos R$ 300,00. Um completo ABSURDO!!!

Estando insatisfeito com o ocorrido, pedi o cupom fiscal, e publico abaixo para que os leitores possam ver o absurdo.

A conduta do Posto é reprovável no Ordenamento Jurídico Pátrio, em especial no Código de Defesa do Consumidor.



R$ 70,00 pagos, e se fosse Gasolina comum, pagaria apenas R$ 64,00

A diferenciação é considera abusiva e fere o Direito do Consumidor no artigo 39, inciso V, quando o Código de Defesa considera exigir vantagem excessiva do consumidor.

A portaria 118/94, do Ministério da Fazenda, é clara quando dispõe que “não poderá haver diferença de preços entre transações efetuadas com o uso do cartão de crédito e as que são em cheque ou dinheiro”.

Assim, é necessário que as autoridades tomem providências urgentes para que tais abusos deixem de ser cometidos, pois a População já não aguenta mais. Chega!!!!

Editado para correção às 20h47min após observação do leitor Marcio Viana nos comentários

5 comentários:

  1. verdade isso é uma tremenda falta de respeito com o consumidor.

    ResponderExcluir
  2. O pior Dr. Fabio é que a conduta do referido posto não é isolada, esse tipo de abuso acontece em vários postos do Estado do Maranhão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão amiga, até mesmo na Capital é uma prática muito comum. Obrigado e abraços!!!

      Excluir
  3. Acredito que no primeiro paragrafo você queria dizer "desrespeito" e não "respeito".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade caro Márcio, você tem razão. Esse meus leitores, sempre muito atentos e inteligentes, rsrs. Obrigado!!!

      Excluir