sábado, 25 de fevereiro de 2017

La Isla Bonita

Enquanto o Carnaval pega fogo lá fora, eu penso e escrevo bobagens, não sei se para o tempo passar mais rápido, e voltar à rotina de trabalho, ou se somente para acalmar os pensamentos. Enfim, o certo é que mais uma vez aqui estou. Já começo até perceber que gosto de escrever no Carnaval. Talvez esteja até escrevendo pra ninguém, pois nesse período ninguém, ou pouquíssimas pessoas querem saber de leitura. Mas vou escrever.

Terminei mais um curso de culinária essa semana, desta vez um curso de pizzas, foi bom, muito bom. O mais fantástico é que ainda há o bônus de conhecer pessoas novas, e com um pouco de sorte, algumas interessantes.

Sim, mas minha vinda aqui nesta já madrugada de domingo é para tratar de outro assunto. Eu gosto de Madonna. Na verdade, adoro Madonna. Com exceção do trabalho que ela fez em Evita. Gosto tanto que um dia, uma moça me disse sorrindo, 'Fábio, Madonna é a diva dos gay, se tu não sabes, é bom saber, que é pra ninguém te confundir!'. Respondi que não há perigo, pois meu histórico depõe a meu favor. Sorrimos juntos. Realmente eu não sabia desse detalhe, sim, era uma novidade pra mim.

Hoje na madrugada, quer dizer, na madrugada de ontem, sábado, eu estudava um pouquinho, e quando o cansaço bateu resolvi parar e escutar uma música. La Isla Bonita, de Madonna.

Turista se deliciando com as belezas naturais de San Pedro/Belize

A música se refere à comunidade denominada San Pedro, localizada em um país de nome Belize, que fica no Mar do Caribe, local de uma beleza rara, digno de ser visitado. Não à toa que já coloquei aqui no meu caderno de desejos. Belize fica na América Central, já próximo ao México, mas avizinha-se também com a Guatemala. O país é bem pequeno, com apenas 300.000 habitantes, e uma extensão territorial igual ao Sergipe, bem menor que o meu Maranhão. A língua oficial é o inglês, mas sofreu influência da colonização espanhola, e, pontanto, lá sí habla español, meu espanhol é péssimo, detalhe!

De volta à música, eu a observava com mais atenção, e vi que Madonna usa a palavra 'Siesta', que me levou imediatamente à lembrança de meu primeiro contato com tal palavra e seu significado. No português falamos 'Sesta'. A primeira vez que vi essa palavra foi por meio de Josué Montelo na obra Tambores de São Luís, quando vez ou outra os personagens após seu almoço iriam tirar a sua sesta da tarde, especialmente Damião (personagem principal do livro). Sesta é aquele delicioso cochilo após o almoço, que pode ser de uns minutinho, mas pode também durar toda a tarde. Esse termo já não se usa mais aqui no Brasil.

Amanhã eu vou tirar uma sesta bem boa. Se Mariana deixar. Ela não dorme após o almoço nem amarrada. Crianças!

Pois Madonna usa a palavra Siesta (em inglês/espanhol), quando canta "I want to be where the sun warms the sky/When it's time for siesta you can watch them go by/Beautiful faces, no cares in this world/Where a girl loves a boy, and a boy loves a girl" (eu quero estar onde o sol aquece o céu, quando na sesta você pode vê-los partir, gente bonita, sem preocupação no mundo/onde a garota ama o garoto e o garoto ama a garota)

Uau... se San Pedro é isso tudo, quero ir pra lá já, pois Madonna não economiza nos adjetivos. Um rasgar de elogios só!

Bom, ou Madonna viveu algo de muito marcante e especial naquela ilha, ou ela floreou bastante na canção, ou esse lugar é divino mesmo. Fico com qual?

Assistindo ao clipe oficial, vejo uma mulher que acordara de um sonho, sonhou que estava em San Pedro, uma moça sem brilho, em um quarto não menos cinza. Ela, olhando ao infinito, caminha até a janela, onde imagina uns músicos latinos tocando e dançando, quando se vira de volta ao quarto, já é uma linda latina vestida de vermelho (acho que é vermelho, é vermelho, mas pode ser verde, parece muito com verde, sei lá), deitando-se ao chão, muito sensual, parece lembrar-se de algo, inicia um correr de mãos sugerindo levá-las às suas partes intimas, em uma cena apaixonante!

Em seguida segue à rua e se mistura aos músicos, cantando, dançando e atuando. E assim, o vídeo se finaliza com o talento magistral digno de artistas do nível de Madonna.

Agora acho que deixei bem explicado o por quê gosto tanto dela. Como não gostar!!! O vídeo merece ser visto e revisto. Vai lá, assiste, você vai adorar, e depois me conta.

Abaixo, letra e clipe! Madonna, em um despejar talento!!!

La Isla Bonita

(Madonna e Patrick Leonard)
Como puede ser verdad
How could it be true?

Last night I dreamt of San Pedro
Just like I'd never gone, I knew the song
A young girl with eyes like the desert
It all seems like yesterday, not far away

Tropical the island breeze
All of nature wild and free
This is where I long to be
La isla bonita
And when the samba played
The sun would set so high
Ring through my ears and sting my eyes
Your Spanish lullaby

The beautiful island

I fell in love with San Pedro
Warm wind carried on the sea, he called to me
Te dijo te amo
I prayed that the days would last
They went so fast

He told you, "I love you"

I want to be where the sun warms the sky
When it's time for siesta you can watch them go by
Beautiful faces, no cares in this world
Where a girl loves a boy, and a boy loves a girl

Last night I dreamt of San Pedro
It all seems like yesterday, not far away




Nenhum comentário:

Postar um comentário