sábado, 6 de fevereiro de 2016

Força e Pudor

Essa ferramenta Whatssap é algo brilhante. Especialmente quando você do nada é surpreendido por uma mensagem que, embora possa parecer bem simples aos olhos de um despercebido, para outros pode soar como um start que o leve a boas reflexões e lembranças. Passo a explicar.

Estava ainda há pouco distraidamente quando chega num grupo (de advogados no whatssap do qual eu faço parte) uma foto. A qual reproduzo mais abaixo. Eu não tenho muito tempo em estar olhando tudo que chega nesses grupos, mas aqui ali eu dou uma parada e fico lendo e refletindo sobre o que é colocado ali.

Com a devida paciência fui ver do que se tratava. A foto nos remete à uma breve comparação, de letras de músicas de carnavais de épocas distintas. A música da esquerda é um clássico dos carnavais das décadas de 80 e 90 na Bahia, "Protesto Olodum" é o nome da música. E traz um apelo importantíssimo para a comunidade do Pelourinho, esta que sofreu, e sofre até hoje, com as mazelas já tão comuns nessas regiões. Vide outros exemplos como os de São Luís ou Fortaleza.

Eu conheço a comunidade do Pelourinho já há vários anos. Conheci exatamente no período em que aquilo ali está mais efervescente, mais lindo, no Carnaval. E como é lindo ver o Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi, ou qualquer outro bloco afro nos seus preparativos para a festa. Tudo muito lindo!!

Sou do tipo que quando estou em um lugar novo, exploro-o com todas as minhas forças, e, portanto, conheci de perto aquela realidade. Quem não teve ainda a oportunidade, pode ir se adiantando, e buscar uma noção nos filmes, sobre o que é tudo aquilo ali. Sugiro "Cidade Baixa", com a linda e talentosa Alice Braga. Ou até mesmo o clichê "Ó paí! Ó!".

Sobre as mazelas que citei, algumas são cantadas na música. Prostituição, Aids, Drogas, Fome, etc.

Sim, mas veja abaixo a foto que me trouxe todos esses pensamentos.

Protesto Olodum X Metralhadora
A música da direita, só depois que cheguei em casa fui pesquisar e vi que se trata da música do carnaval 2016, uma tal metralhadora. Ok!

Bom, sobre a "Protesto Olodum", posso dizer que tenho toda a letra na mente. Pois por toda a minha adolescência ela esteve presente. Lembro-me muito bem quando ainda estudante Colégio Meng (tradicional escola de São Luís nas décadas de 80 e 90) eu e alguns colegas tinhamos por hábito levar letras de músicas para a sala de aula. Isso mesmo!

Hoje isso é bem diferente, basta uma pesquisa rápida no google que em 10 segundos a letra explode na tela do celular. Mas na minha época era bem mais difícil. Eu por exemplo, quando estava incubido de levar a letra da música para a sala de aula, tinha que ficar no disco de vinil voltando a agulha a todo instante e ao mesmo tempo ir copiando a letra. Até mesmo por que nem todos os Discos de Vinil traziam em suas capas as letras das músicas. Era bem difícil, mas muito legal.

Pois lembro-me que nos idos da adolescência, fui um dia o encarregado de levar a letra de "Protesto Olodum" para cantarolarmos na sala de aula no dia seguinte. Um detalhe importante precisa ser dito. As músicas eram cantadas baixinhas lá no fundo da sala com o professor em sala de aula. De vez em quando éramos flagrados, e acabávamos a manhã de aula na sala de Claudenira (coordenadora).

De tal sorte que, por ter copiado a letra da música daquela forma, certo que hoje, passados muitos anos, olhar essa música em uma simples postagem de Whatssap vem à mente não só a lembrança da linda letra que ela traz consigo, mas também a lembrança de lindos momentos vividos em minha adolescência. Período de ouro na minha vida, e certamente na vida da minha família (pai, mãe, irmão e irmãs), onde todos ali lutavam para construir dias melhores, sempre com força, pudor e muito caráter. Tudo, graças a Deus, reafirmado nos dias atuais.

Pois bem. Além das lembranças deliciosas da adolescência, a postagem do colega me remeteu à reflexão de sempre. Reflexão que já está tão comum aí nas mídias e nas rodas de conversa. Mas que, logicamente, não é demais repetí-la aqui. Trata-se do retrocesso que verificamos nessas letras de músicas de carnavais mais recentes. Lembro que há uns cinco anos atrás a letra era um beber cair levantar, depois um lepo lepo, e hoje uma metralhadora. Nem preciso dizer. Tudo muito destrutivo, não!

Sobre a "Protesto Olodum", já relatei ali em cima algumas coisas que me lembrava assim de pronto, mas em breve pesquisa na net, facilmente conseguimos entender a importância da música para a comunidade do Pelourinho. Veja.

"Protesto do Olodum" é uma canção originalmente lançada no carnaval de 1988 pelo Olodum, um dos principais blocos afro do carnaval de Salvador.

Composta por Tatau, mais conhecido como ex-vocalista do Araketu e Paulo Moçambique, compositor do bairro do Engenho Velho da Federação, foi uma das musicas mais tocadas no carnaval de 1988, a canção fala sobre o período no qual a região do Pelourinho da cidade de Salvador, capital da Bahia, estava passando por um período de intensa degradação. Isso pode ser entendido graças a versos como "Pelourinho contra a prostituição". "Protesto do Olodum" chama os habitantes daquela então pobre área da cidade para fazerem manifestações contra a precária situação em que viviam. Algum tempo depois do lançamento da canção, Antônio Carlos Magalhães, então governador da Bahia, ordenou a expulsão de vários moradores do Pelourinho pela Polícia Militar do estado, para a restauração da área, o que inchou ainda mais as grandes favelas da capital baiana.

Além disso, a canção também explicita o descaso da elite brasileira para com o Nordeste nos versos "Na Bahia existe Etiópia/Pro Nordeste o país vira as costas". Também é citado o escândalo da poluição ambiental no município de Cubatão, no estado de São Paulo, nos versos "Brasil liderança, força e elite da poluição/Em destaque o terror, Cubatão". Também são citados Desmond Tutu e Nelson Mandela, símbolos da luta contra o regime de segregação racial do apartheid na África do Sul e a fome em Moçambique, nos versos "Moçambique eh! por minuto um homem vai morrer, sem ter pão nem água pra beber".

Além da própria música em sí, o próprio grupo Olodum tem importância fundamental na luta diária que aquela comunidade trava contra as desigualdades sociais implantdas com os anos de submissão face ao vergonhoso episódio da escravidão que envergonha e mancha a história do nosso Brasil.

Veja abaixo alguns links de matérias que encontrei, e que mostram muito bem a importância do Olodum.

Aos 35 anos, Olodum mantém raízes e luta pela afirmação da cultura negra

Neste outro link mais abaixo, você verifica matéria de ontem sobre um protesto que o Olodum fez contra o assassinato de jovens negros. Repito, o protesto foi na saída do bloco no dia de ontem. Ou seja amigos, a "Protesto Olodum" é mais atual do que qualquer postagem de Whatssap possa sugerir. Veja link para a matéria.

Textos, fotos, artes e vídeos da odiario.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização de odiario.com. As regras têm como objetivo proteger o investimento que odiario.com faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://maringa.odiario.com/geral/2016/02/saida-do-olodum-no-pelourinho-tem-protesto-contra-assassinatos-de-jovens-negros/2080055/Textos, fotos, artes e vídeos da odiario.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização de odiario.com. As regras têm como objetivo proteger o investimento que odiario.com faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://maringa.odiario.com/geral/2016/02/saida-do-olodum-no-pelourinho-tem-protesto-contra-assassinatos-de-jovens-negros/208005Saída do Olodum, no Pelourinho, tem protesto contra assassinatos de jovens negros

Em minha pesquisa consegui também um trabalho ciêntífico sobre o grupo e suas canções com apelo social, mas como tá em PDF e possui umas 20 páginas, fica difícil de compartilhar. Prometo ler e depois fazer um resumão aqui também.

Pois dito tudo isso, acho que é momento de irmos ao que há de melhor. Posto abaixo a música na voz espetacular da maravilhosa Margareth Menezes. Simplesmente encantador!

Abaixo do vídeo segue também a letra da música. Deliciem-se! E tenham um Feliz Carnaval!!!



Letra
A canção "Protesto do Olodum" foi sucesso nacional com a Banda Mel e depois foi regravada por Margareth Menezes em Divas da Bahia, um especial da TV Bahia, e por Daniela Mercury em seu DVD Baile Barroco. Também foi regravada por ambas e por Tatau para a trilha-sonora do filme Ó Paí, Ó de 2007.

Força e pudor
Liberdade ao povo do Pelô
Mãe que é mãe no parto sente dor
E lá vou eu


Declara a nação,
Pelourinho contra a prostituição
Faz protesto, manifestação
E lá vou eu


A AIDS surgiu
E o terror já domina o brasil
Faz protesto Olodum Pelourinho
E lá vou eu

Io io io io io
La la la la la la la
Io io io io io
La la la la la la la
Io io io io io
E lá vou eu


Moçambique eh! por minuto um homem vai morrer
sem ter pão nem água pra beber
E lá vou eu

Força e pudor
Liberdade ao povo do Pelô
Mãe que é mãe no parto sente dor
E lá vou eu


Declara a nação,
Pelourinho contra a prostituição
Faz protesto, manifestação
E lá vou eu



Aqui se expandiu
E o terror já domina o Brasil
Faz denúncia olodum Pelourinho
E lá vou eu


A AIDS surgiu
E o terror já domina o brasil
Faz protesto Olodum Pelourinho
E lá vou eu

Brasil liderança
Força e elite da poluição
Em destaque o terror, Cubatão
E lá vou eu


Brasil Nordestópia
Na Bahia existe Etiópia
Pro Nordeste o país vira as costas
E lá vou eu


Nós somos capazes
Pelourinho a verdade nos trás
Monumento caboclo da paz
E lá vou eu

 
Io io io io io
La la la la la la la
Io io io io io
La la la la la la la
Io io io io io
E lá vou eu


Desmond Tutu
Contra o Apartheid lá na África do Sul
Vem saudando o Nelson Mandela
O Olodum



Fontes:
Um montão de coisas vem da cabeça deste diminuto Advogado e escritor de araque e restante
dos Portais O Diário e EBC
MÚSICA E CULTURA POPULAR - OLODUM, PELOURINHO E IMAGINÁRIO, Augusto de Sá Oliveira, FACOM/UFBA
Wikipédia

4 comentários:

  1. Nossa, fiquei realmente encantada com a publicação. A vontade que deu foi de sair voando pra pular o carnaval em Salvador! Parabéns Fábio! Brilhante reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Essa música é tão atual, e mostra que temos que ter resistência aos preconceitos diversos, principalmente os dirigidos ao povo nordestino, que não concordem muitos.

    ResponderExcluir