sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Em Viana: Médico furta prontuário e AIH do hospital

Pois então, vocês lembram da história da laqueadura que eu havia prometido contar aqui neste espaço, então, negócio foi o seguinte. Ah, primeiro devo me desculpar, pois prometi contar já há alguns dias, mas a correria diária da minha atividade como Advogado não permitiu que eu contasse antes.

Vamos aos fatos... Uma cidadã vianense, casada, mãe de vários filhos resolveu encerrar a fábrica, e portanto, procurou determinada clínica da cidade para fazer a conhecida cirurgia de laqueadura. A cirurgia seria feita pela clínica conveniada da Prefeitura, e logicamente, cirurgia esta que seria paga, ou foi paga pelo SUS.

Exames feitos, tudo preparado, então a moça segui para a cirurgia. Tudo correu bem, recuperou-se, recebeu alta, e voltou a viver sua vida normalmente. Até que determinado dia, já alguns meses após a cirurgia, a moça, ao fazer exames de rotina, surpreendeu-se com a constatação de que estava grávida.

Tendo procurado primeiramente a clínica, a moça teve notícia de que a cirurgia realizada de fato foi a laqueadura, mas lhe foi negado acesso ao prontuário do atendimento, bem como a AIH (autorização de internação hospitalar).

Tendo procurado o médico (e ai foi o erro dela, pois quem quer pegar galinha não diz chô), este, espertamente, negou que tenha sido realizada a laqueadura, afirmando que havia feito uma cirurgia de hérnia.

Tendo retornado à clínica alguns dias depois, fora informada que a AIH e o Prontuário teriam sido levados pelo médico, e somente depois de mais alguns dias é que o médico devolveu os documentos, e logicamente, alterados, falsificados, onde nestes novos documentos que foram devolvidos já não constava informação de cirurgia de laqueadura, mas sim de uma outra cirurgia.

Ocorre papai, que o médico metido a espertalhão, esqueceu de alguns detalhes, que o Advogado dela não esqueçeu, e ao que chegou aos meus ouvidos, a chinela vai cantar, pra cima dele, da clínica e da prefeitura.

Por ele e pela clínica eu não sei quem é que vai pagar a conta, mas pela prefeitura eu sei muito bem, e já vos digo logo, é cada um de nós, com nossos impostos.

Parece que tão pedindo a condenação do médico por danos morais, estético, bem como a instauração de inquérito para apuração do crime de lesão corporal, e falsificação de documento público, e otras cositas más.

O certo meu irmãozinho e minha irmãzinha, é que na dúvida, é melhor não se operar em nossa cidade de Viana, pois você corre o risco de entrar na sala de cirurgia pra amputar a perna direita e sair de lá sem a esquerda. Deus nos livre... Jesus, Maria, José!!!!!

Beijo no coração de cada um de vocês, meus queridos, e tenham todos um maravilhoso final de semana.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ACABOU A ZANGA!!! O 'SKOL' FOI PRESO HOJE.

Agora prestou!!! O bandido Skol foi preso no dia de hoje em São Luís pela Equipe da Delegacia de Roubos e Furtos. A informação é que esse bandido estava metendo o bicho na Capital do Estado.



O 'Skol' era foragido da Del. Reg. de Viana, de onde ele havia fugido já há cerca de 20 dias.

Ele será recambiado para Viana, onde deverá prestar constas à 'Justa' pelos atos criminosos perpetrados. Pesa sobre ele a acusação de ter sido um dos latrocidas que vitimaram um Mototaxista.

Assim, a população de Viana já pode dormir mais tranquila, ou não!!!

Abraços!!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nada mais justo: Advogado ganha indenização por pegar trem lotado em SP

A Justiça paulista condenou a CPTM (Companha Paulista de Trens Metropolitanos) a indenizar por danos morais um advogado que pegou um trem lotado. A ação estabelece indenização de R$ 15 mil. A companhia pode recorrer.

O advogado Felippe Mendonça, 35, afirma que, no dia 2 de fevereiro do ano passado, embarcou por volta das 18h na estação Pinheiros da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú), com destino à estação Granja Julieta.

O trem, diz, já estava cheio. "Eu não conseguia sentar, mas a lotação ainda estava normal. Na estação seguinte, o trem ficou lotado", conta.

Segundo o advogado, tumultos se formavam nas portas dos vagões quando o trem parava nas estações, e os funcionários da CPTM não ajudavam a organizar o fluxo de passageiros. "Eles empurravam as pessoas, buscavam colocar mais gente [no trem]."

Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress
O advogado Felippe Mendonça processou a CPTM por conta da superlotação nos trens; ação estabelece indenização de R$ 15 mil

Uma estação antes de chegar a seu destino, ele desembarcou. "Desci na estação Morumbi. Tirei fotos e fiz vídeos. Voltei para casa a pé", conta o advogado.

No dia seguinte, Mendonça entrou com a ação na Justiça. Nela, classificava o transporte como "sub-humano e degradante".

Em julho de 2012, ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu. Na terça-feira, os desembargadores da 16ª Câmara de Direito Privado decidiram, por unanimidade, que Mendonça tem direito à indenização.

"Não tenho carro e uso o transporte público. A minha intenção é que as pessoas lutem por seus direitos", diz.

Em nota, a CPTM afirmou que vai analisar "as medidas judiciais cabíveis, no momento processual oportuno".

A companhia informou que agentes operacionais dão orientações aos usuários e ajudam "no fechamento das portas nos horários de pico".

Segundo a empresa, as obras de modernização e a aquisição de novos trens vão aumentar a oferta de lugares.

Fonte:
PAULA FELIX

EM BACABEIRA: KOMBI DA EDUCAÇÃO DANDO UMA VOLTINHA NO KABÃO

Marrapá, vou te contar, esse Maranhão virou uma zona mesmo... Veja o flagrante que o Blog Marrapá publicou no dia de hoje. Uma Kombi que deveria servir à Secretaria de Educação do Município de Bacabeira foi encontrada no Kabão, isso mesmo, no brega mais brega de São Luís, de propriedade do popular Prefeito da Cidade de Cantanhede, o Digníssimo Kabão.

Veja abaixo a foto.

A Kombi da SEDUC de Bacabeira que provavelmente foi ao Kabão sozinha

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VISITANDO O DEPUTADO JOTA PINTO

Ontem estava em meu escritório quando recebemos uma ligação do Deputado Estadual Jota Pinto (PEN - 51), onde ele nos fazia um convite para visitar seu Gabinete na manha do dia de hoje, pois havia alguns assuntos para serem tratados.

Não por ser baixadeiro, natural de S. J. Batista, mas o Deputado Jota Pinto é de longe o deputado que mais atua para o bem da baixada, tendo sido ele o idealizador do projeto Diques da Baixada. E é por isso que vem ele se articulando com suas bases para que no próximo ano, possa sair vitorioso em mais uma empreitada.

Pois então, aceitando o convite, hoje pela manhã fizemos a visita de cortesia, eu e minha colega Ana Nery, e fomos dignamente recebidos pela Lindora (assessora). Em poucos minutos Jota Pinto nos chamou ao Gabinete, onde tivemos uma boa conversa. A pauta predominante, os projetos para o Partido Ecológico Nacional, PEN - 51, e claro, o projeto eleição de 2014.

Conversar com o Dep. Jota Pinto é revigorante, pois o mesmo oxigena nossas idéias, e nos incentiva a estar cada vez mais seguindo o caminho do bem, e nunca desistir, nem tampouco nos desviar do que entendemos ser o melhor para o nosso Maranhão, em especial para a Baixada Maranhense, com foco, logicamente, em Viana.

Abaixo o registro fotográfico da reunião de hoje.

Dr. Fábio Moreira (Advogado e titular deste Blog) em visita de cortesia ao Dep. Jota Pinto (PEN 51)
Assim, a medida que as conversas e os projetos forem saindo do papel, iremos atualizar os nobres leitores.

Abraços e uma ótima noite de quinta a todos.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Melô da Praça Ozimo de Carvalho... Se gritar pega ladrão...

Esse pessoal de Viana é mesmo criativo, e isso me encanta. Eu tava aqui todo concentrado em uma petição bem complicadinha, quando me chega uma mensagem no facebook.. era um cidadão perguntando se eu já conhecia a Melô da Praça Ozimo de Carvalho.. Mas eu na verdade confesso que não entendi, e somente por isso que estou dividindo com vocês, até mesmo pra ver se alguém ai me ajuda a entender.

Taí a música na voz do malandro Bezerra da Silva.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

A coragem de Paulo Jackson

Pois então,

A conduta que se espera de nossos vereadores foi vista agora na pessoa do Vereador Paulo Jackson, que sem medo de ser feliz, meteu a boca no trombone e denunciou o esquema de convênios fantasmas que se destinam unicamente a desviar dinheiro público, por meio de supostas obras que deveria ser realizadas em estradas vicinais de nosso município.

Fica o exemplo, que deveria ser seguido pelos demais ilustres ocupantes da Câmara, até mesmo por que o Paulo Jackson sozinho não irá muito longe, o máximo que ele vai conseguir com esta denúncia é uma ruma de inimigos, e todos poderosos.

Diferente se toda a Câmara de Vereadores fosse com força pra cima do governo cobrar explicações sobre a denúncia.

Agora, sinceramente, acho que até mesmo na Câmara tem vereadores que não gostaram da postura do colega em denunciar o convênio fantasma.

Veja ao video que foi publicado pelo Blog Marrapá clicando aqui.

Triste, meus senhores, ver que Viana está sofrendo ataques de todos os lados.

Lamentável em todos os sentidos.


Blog Marrapá
http://www.marrapa.com/vereadores-denunciam-esquema-de-convenios-fantasmas-em-viana-veja/

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em nome da razão - Um filme sobre os porões da loucura (1979).

Nos últimos 15 dias o meu pouco tempo livre foi ocupado com a leitura de um Livro. Tomei conhecimento do mesmo por meio de um curto curso que participei, e que foi promovido pela Liga de Psiquiatria dos estudantes do curso de Medicina da UFMA.
 
Holocausto Brasileiro é o nome do livro que tem como autora a Jornalista Daniela Arbex.
 
Por meio desta leitura tomei conhecimento também do Documentário "Em nome da razão", filme que retrata, ainda em preto e branco, a crua realidade do Hospital psiquiátrico Colônia, na cidade de Barbacena/MG.
 
A forma indigna e criminosa com que pessoas, doentes mentais ou não, foram tratadas e depositadas em meio a um verdadeiro campo de concentração é denunciada naquele trabalho, que em 1979, deu inicio, juntamente com outras ações, ao que foi chamado de inicio da reforma psiquiátrica ou início da luta pelo movimento antimanicomial.
 
O tema da loucura sempre me causou bastante interesse, e até acho que se não tivesse me tornado Advogado, acabaria sendo algum profissional que tratasse deste tema com mais proximidade, entretanto, nada nos impede de estar aqui explorando-o, e dividindo com os colegas, as nossas experiências.
 
Segue abaixo o filme, que é bem curto, 25 minutos apenas, mas que pode trazer-lhe mais uma prova da capacidade interminável que tem o ser humano de fazer o mal.
 
Por fim, devo lhes confessar que após a leitura do livro, assiti ao filme completamente estarrecido, tamanha são as barbaridades narradas nesses dois trabalhos. 
 
Bom filme e boa semana a todos.

domingo, 4 de agosto de 2013

12 fugitivos, e não foi por falta de aviso

Olha que este blog em uma curta postagem já expunha àquela época a condição em que se encontrava a Delegacia Regional de Viana, senão relembre clicando aqui. Lembro-me que naquela postagem não foi necessário uma palavra sequer, pois a imagem mostrada falava por si.

Agora eu vos pergunto, quem em sã consciência, e estando preso em uma Delegacia de condições horripilantes, não iria pensar em fugir. Só o fato de ter a sua liberdade tolhida é motivo justo para que o cidadão passe as 24 horas do seu dia pensando em uma forma rápida de se buscar a sua liberdade, e as condições da Delegacia, logicamente, passam a ser mais um incentivo a esse intento, mais um motivo para que logo se busque a sua liberdade.

Como diz costumeiramente o brilhante Juiz Roberto de Paula, e olha que não é comum eu estar elogiando Magistrado aqui neste Blog, Julgador que por longos anos esteve à frente de uma das Varas da Comarca de Bacabal, e que agora está à frente da Vara de Execuções Penais, o cidadão, no momento que é condenado a uma pena privativa de liberdade, ele foi condenado a perder unicamente o seu direito a liberdade, restando intactos todos os demais direitos de um cidadão, como direito a saúde, convívio familiar, imagem, moral, honra, dignidade, integridade física, educação, trabalho, entre outros tantos que se encontram arrolados em nossa Carta Magna, e que se eu fosse citar, passaria boa parte da tarde.

O certo é que o cidadão, no momento em que se vê diante da fatalidade que é uma sentença privativa de liberdade, ele na verdade é condenado a uma pena privativa de todos os seus direitos de cidadão, o que não deve se admitir em um Estado Democrático como o vigente em nosso País.

Governantes fingem não ver, sociedade acha tudo lindo, e assim, vão os apenados sendo vítimas de um verdadeiro holocausto que já se estende por anos e anos em nossas prisões de forma indistinta, sejam elas masculinas, femininas, casas de custódias ou penitenciárias.

E para completar, sou acordado do meu cochilo da tarde de domingo por um telefonema, onde meu interlocutor me diz "..dr. Fábio, é que o povo aqui de Viana tá na rua armado com facas e facões procurando os fugitivos da delegacia..", sendo que naquele momento me veio até uma pergunta à mente... e o que eu posso fazer nesse momento? Ainda mais eu aqui deitado em minha cama e acometido por mais uma das minha fortes crises respiratórias? O que eu posso fazer se a população não deixa essa mania de querer resolver tudo por sua conta e risco.

O que sei é que um dos fugitivos, o tal Skol, é homicida, e salvo engano, ele foi um dos autores de um latrocínio ocorrido há cerca de 60 dias em São Luís, na rua Paulo Frontim, onde tirou a vida de um comerciante, dono de oficina, tudo por conta de um cordão, isso mesmo, um mísero cordão de ouro.

A verdade é que a população não deve em momento algum se envolver com questões unicamente de segurança pública, a uma por que não tem preparo para tais ações, a outra, por que legalmente não possui qualquer respaldo para seus atos, e portanto, se em uma destas tentativas de captura, vir a ferir ou tentar contra a vida de um dos fugitivos, será certamente submetido aos rigores da Lei, e ai meus filhinhos, não tem carreira, é o princípio da reafirmação da norma, em outras palavra, meu filhinho ou minha filhinha vai para o mesmo lugar de ondes eles fugiram, e vai sentir nessa sua pele o que é ser um condenado a uma pena "privativa de liberdade".

Agora deixa eu me ir... bom domingo a todos.

Prefeito de Viana denuncia obra fantasma do governo

Vereador Paulo Jackson, líder do governo na Câmara, observa estrada fantasma denunciada pelo prefeito Chico Gomes

O prefeito de Viana, ex-deputado Chico Gomes (PMDB), em entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno, denunciou a existência de obras fantasmas no município, fruto de um convênio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) com uma associação de São Luís, no valor de R$ 1.095,304,67, “para recuperação de caminhos de acesso aos povoados Bacurizeiro, Enseada das Pintas, Santa Maria, São Cristóvão e São Pedro”.

Segundo Chico Gomes, os convênios foram celebrados na campanha eleitoral, mas obra nenhuma foi feita nesses trechos. “Descobri recentemente, através do Diário Oficial, o convênio com a Acema (Associação Cultural e Educacional do Maranhão) e mandei investigar. Uma das pessoas da associação confirmou que fez o convênio e contratou uma empresa para fazer a estrada. O convênio foi publicado em Outubro passado como se os referidos povoados fossem de São Luís. Como nada falava em Viana, foi difícil de identificar. Em junho deste ano, nove meses depois, foi publicada uma errata no Diário Oficial dizendo que esses povoados são de Viana. A gente pode ir lá, perguntar às lideranças, às pessoas que transitam na comunidade, que efetivamente nada foi feito. Obra nenhuma foi feita. O Ministério Público tem que investigar e punir os responsáveis”, disse.

O prefeito diz que com esse montante de recursos daria para levar grandes benefícios a estas comunidades. E citou como exemplo que o quilômetro de estrada vicinal custa ao máximo R$ 25 mil. “O total de quilômetros entre os trechos dos povoados beneficiados com o convênio são de 11 km. O que daria no máximo R$ 250 mil. Mas nem isso foi feito. Poderiam ser acrescentados recursos para fazer pontes, bueiros; mas com esse dinheiro não foi feito absolutamente nada. Com esse montante, nos recuperaríamos grande parte das estradas vicinais de Viana, com toda a certeza”, observa.

Chico Gomes afirmou que o recurso que deveria ser utilizado para fazer as obras que os povoados estão precisando foi usado para fins políticos. “Esse dinheiro foi empregado na campanha eleitoral. O Diário Oficial publicou que os povoados eram em São Luís para ninguém tomar conhecimento. O Ministério Público tem que agir para que o erário público seja recuperado. Sou aliado do governo do estado e nunca fui beneficiado por esses convênios e já estou no sétimo mês de mandato”, denunciou o prefeito.

Gomes informou à reportagem do Jornal Pequeno que, na condição de aliado do governo, procurou a governadora Roseana Sarney (PMDB) para cobrar explicações sobre o que ele chama de “obra fantasma” e teria ouvido como resposta da chefe do Executivo que não teria conhecimento do convênio nem autorizado. Por isso ele vai insistir para que o Ministério Público tome providência.

Atualmente, o MPMA instaurou inquérito para apurar convênios formalizados com o Instituto Vera Macieira e com a Associação Comunitária Nossa Senhora das Graças também para obras de “abertura de caminhos de acesso” ao povoado “Trechos”, em Raposa e na Ilhinha (São Francisco), obras estas não localizadas pela Comissão de Administração da Assembleia Legislativa. Os convênios com as duas entidades foram da ordem de R$ 8 milhões.

Chico Gomes está cobrando uma ação enérgica dos órgãos de fiscalização nos convênios da Sedes com entidades de comunitárias de São Luís para obras de “melhoramento de caminho de acesso a povoados”.

Outro lado – O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, afirma que as obras de recuperação de caminho de acesso aos referidos povoados foram executados pela Sedes. O cumprimento das etapas de cada de cada caminho de acesso, realizado nos povoados, está registrado pela técnica da Sedes por meio de fotos e filmagens. “Lastimo que as motivações políticas do prefeito Chico Gomes turvem sua visão impedindo de distinguir as coisas. O importante é que os benefícios cheguem às comunidades”, alertou.

11:06 Jorge Vieira
Jornal Pequeno
http://www.blogjorgevieira.com/2013/08/prefeito-de-viana-denuncia-obra.html