terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Campeão, Vencedor - Jamily

Pois sim, "...nossos sonhos a gente é quem constrói, é vencendo os limites, escalando as fortalezas, conquistando o impossível pela fé..." e pela força e luta do dia a dia, e é assim que busco a realização de meus sonhos, e que aos poucos têm se tornado mais reais e mais próximos... Faça assim você também!!! Feliz 2014!!!!!!!!!!!


A manhã mais linda do ano! Feliz 2014!!!


Eis que acaba de começar a manhã mais linda do ano... um 2013 de muitas lutas, muitas batalhas, algumas perdidas, mas essencialmente, de muitas, mas muitas mesmo, vencidas. Um ano onde aprendemos a amar mais o próximo, a perdoar, a pedir perdão, a viver intensamente o amor por nossos filhos(as), a viver também imensamente o amor por nossos pais, irmãos (ãs), aprendemos a amar mais o nosso trabalho, a nos desapegar das coisas materias, aprendemos a viver sem dinheiro, um ano em que nos aproximamos de Deus e de seus valores, enfim, foi um ano de muito aprendizado, e por isso que chegamos até aqui, por isso que nos sentimos preparados para entrar em 2014, e com esse sentimento que desejamos a todo aquele que habita em nosso coração um 2014 abençoado, cheio de fé, paz, saúde, amor, paixão, trabalho, e tudo o que mais você for merecedor!!! Beijos!!!!! E Feliz 2014!!!!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

domingo, 22 de dezembro de 2013

Pausa para uma mini-férias mais que merecidas

Estamos há alguns dias sem atualização de nosso Blog, mas quero dizer que é por um motivo justo, estou passando uma semana distante da correria tão peculiar e cansativa que nos proporciona a Advocacia. Nesse momento estou acordando no Hotel Esplendor (visite o site clicando aqui) aqui em Montevideo. Hoje temos como programação explorar a cidade de um modo bem diferente, até mesmo por que os passeios já tradicionais, fizemos todos. Hoje iremos andar pela cidade em ônibus coletivos (servicos que aqui funcionam muito bem), com a intenção de visitar alguns bairros da cidade, dentre eles o Bairro Peñarol, além de outras coisas mais.

Ao retomar nossa rotina de trabalho iremos postar as fotos da viagem, e ainda, a nossa humilde e desproposital impressão desta Capital Uruguaia.

Tão logo retorne à São Luís estaremos nos preparando para o ano novo que se aproxima, com novos planos, novos desafios e com a força renovada.

Um bom domingo a todos!!!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Deus nos surpreende!

Pensei em tecer aqui alguns comentários, opiniões, e desabafos sobre alguns fatos preocupantes que têm me acometido, que têm ocupado a maior parte de meus pensamentos nas poucas horas que tenho de descanso, mas ao sentar à frente do computador, desisti, não por medo, cautela, ou qualquer outro motivo, mas por ter escutado uma música que me fez pensar melhor, e me fez desistir de compartilhar esses meus pensamentos, pelo menos por ora.

 

Deus Nos Surpreende
Bruna Karla

Deus tem sempre uma resposta, para tudo, para todos
Através de um silêncio, na expressão de um sentimento
Ele surpreende a nós, com Seus modos de agir
Dando o perdão aquele que o Seu Filho com uma lança feriu

Nos deu direito à vida, levando à morte o Filho Amado
Faz mulher estéril dar a luz, uma samaritana amar Jesus
Levou Josué a conquistar a cidade prometida
Mesmo sendo Deus vive a nos surpreender

Deus nos surpreende, quando o homem pensa que acabou
Ele diz apenas começou, insondáveis são seus pensamentos pra nós
Deus nos surpreende faz menino ensinar doutor
Prisioneiro faz governador, todo dia vinte e quatro horas,
Ele nos surpreende

Ele mora no mais alto céu, em um segundo atende um fiel
Seu olhar percorre o mundo inteiro antes de tudo nos amou primeiro
Tem nas mãos o livro da resposta, é o único que dá vitória
Muda toda uma trajetória pra surpreender um servo Seu

Voltando!

Olha que eu vou te contar, há algum tempo que eu não passava por periodo tão turbulento quanto estes últimos dias, período que tem me tomado todo o tempo, o que me manteve distante deste Blog.

Foram, dezenas e dezenas de audiências, muita correria, alguns problemas pessoais, preocupações com Mariana, uma improdutiva Semana Nacional da Conciliação, obras no escritório, enfim, uma verdadeira loucura.

Mas estamos de volta, e com gás total.

Obrigado a todos que mesmo sem as atualizações de costume continuaram lendo nossas postagens, e nossas desculpas pelo longo período sem atualizações.

domingo, 24 de novembro de 2013

OZIMO DE CARVALHO, UM VIANENSE


Viana deve a Ozimo de Carvalho mais que a colocação de um busto em praça pública e o batismo de logradouros com o seu nome. Farmacêutico devidamente formado, foi na prática o médico de toda uma vasta região, numa época em que médico era palavra quase desconhecida. Com a sua apurada técnica de manipulação de remédios, a partir do aproveitamento de ervas, folhas e raízes de plantas medicinais, curou enfermidades e salvou a vida de meio mundo.

Como esquecer o amargo Digestivo, de difícil ingestão, mas obrigatório para os males do estômago e do fígado? Ou ainda o intragável Necatol, porém indispensável para vermes e demais parasitas? De tão onipresente, Ozimo era quase uma figura divina. Suas fórmulas tinham uma credibilidade que extrapolavam o campo do conhecimento e alcançam o universo místico. Mesmo quando havia médicos na cidade, coisa absolutamente rara, as receitas que prescreviam tinham que passar pelo crivo do farmacêutico, sem o qual o paciente não as aceitava.

Ai daquele que Ozimo despachasse! Equivalia a um atestado de óbito. Eu fui um desses desafortunados, porém sortudo, por desafiar o seu diagnóstico. Castigado por impaludismo, meu fígado vivia aos pandarecos. Minha mãe já havia visitado o laboratório do farmacêutico um sem-número de vezes e comprado dezenas de remédios, que eu tomava como se fosse placebo. Nada fazia efeito. Até que Ozimo, já farto com aquele ritual, resolveu dar um basta. Fitou minha mãe com ar grave e declarou. “Não tenho mais o que receitar para o seu filho. Procure um médico em São Luís. Aqui ele não fica bom”.

Minha mãe perdeu o chão. Em prantos reuniu a família e comunicou a sua decisão. “Vou lutar pela vida do meu filho até o fim. Levo-o para São Luís. Farei o que puder para salvá-lo”. E assim foi. Escapei da morte, mas não da presença do farmacêutico. Eu tinha pavor de injeção. Um dia, castigado por uma ferida no calcanhar, que não sarava de jeito nenhum, meu pai me levou até a sua Fharmácia Brasil. Antes teve o cuidado de me prometer que eu não tomaria injeção de jeito nenhum. “Meu filho, fica tranquilo, seu Ozimo vai só passar uma pomada. Não vai ter injeção. Eu garanto”.

Entre desconfiado e nervoso, me vi diante daquele velhinho meio corcunda, levemente inclinado para frente, camisa de mangas compridas abotoadas nos punhos, cabelos impecavelmente penteados e divididos ao meio. Ozimo falava manso e pausadamente como se ditasse uma ordem. As pálpebras, em face do peso dos anos, caiam-lhe sobre os olhos, fazendo com que ele fitasse o interlocutor comprimindo os olhos para enxerga-lo.

Ele ouviu pacientemente o relato do meu pai e, por fim, fez a pergunta que eu temia. “Ele já tomou injeção?”. Diante da negativa do meu pai, calou-se e deu meia volta na direção do laboratório, que ficava no andar superior do sobrado Canto Grande, suntuoso casarão, em cujos salões Duque de Caxias fora homenageado no século anterior, e que servia agora de estabelecimento comercial e de residência do farmacêutico.

Vendo a minha aflição, e tentando minimizar a situação, meu pai falou-me ao ouvido: “Meu filho, é só uma injeçãozinha, não vai doer. Prometo!”. Eu não disse uma palavra. Entendi que se quisesse salvar a pele, eu tinha que agir rápido. Então retirei as sandálias dos pés e, num instante de relaxamento da vigilância do meu pai, sai em disparada, no rumo da Gurguéia, um imenso brejo situado na saída da cidade, formado de pés de algodão, salsas e orelhas de veado. Dois moleques foram escalados para me agarrar, mas eu sumi rápido entre os arbustos, não dando qualquer chance de resgate.

O pai só foi me encontrar horas depois, quando já me encontrava em casa, refeito do susto. Então me contou que, ao saber do espetáculo patrocinado por mim, seu Ozimo sorriu baixinho, e comentou, a voz quase sumindo. “Mas quem disse que eu ia aplicar injeção?” Depois entregou uma latinha de pomada de uso tópico, cujo nome não me recordo, para que eu aplicasse na lesão três vezes ao dia, após a assepsia do local. Como se diz no interior, foi tiro e queda.

Sobre Ozimo de Carvalho corriam muitas estórias, algumas engraçadas. Como a que envolve os comprimidos Melhoral, um dos mais antigos medicamentos, ainda fabricados nos dias atuais. Seu lançamento no fim dos anos 40 foi acompanhado de ampla campanha publicitária, cujo jingle dizia o seguinte: “Melhoral, melhoral, é melhor e não faz mal”. A propaganda, veiculada maciçamente no rádio, caiu no gosto popular. Quase todo mundo a conhecia. Um sujeito da zona rural chegou na Fharmácia Brasil, para comprar o remédio, mas não se lembrava do nome. Então assoviou a música da propaganda do remédio no ouvido do Seu Ozimo, que, imediatamente, identificou o produto. “Já sei. O senhor quer é Melhoral!”.

Durante a sua existência, Ozimo de Carvalho esteve por trás das iniciativas mais brilhantes para a cidade de Viana. Foi vereador por diversas legislaturas, tornou-se prefeito por duas vezes, criou as condições para a implantação da primeira biblioteca pública do município, articulou a criação da associação Comercial, Agrícola e Industrial de Viana. Também fundou o semanário A Época que, por dois anos, manteve informada a sociedade vianense sobre os acontecimentos políticos e econômicos do Maranhão e do País. No bicentenário de transformação da aldeia de Maracu em Vila de Viana, presenteou a cidade com o livro “Retrato de um Município”, uma das obras mais importantes sobre Viana. Personagens como Ozimo de Carvalho, pela sua dimensão social e humana, merecem mais que a simples inscrição do nome em logradouros públicos. Devem ser estudados na grade curricular de educação básica, discutidos em fóruns de estudos para que as novas gerações compreendam o seu legado à história e ao desenvolvimento da terra que lhes serviu de berço. Ozimo não foi apenas farmacêutico, político e visionário, porém o arquiteto de uma época que marcou a imagem da cidade como berço de inteligência e conhecimento.

Por Nonato Reis, Jornalista.
Em Jornal Pequeno, 24.11.2013, pág. 06.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Desembargador debochado!!!

KKKKKK... Em decisão, desembargador afirma que caiu da cadeira "de tanto rir" ao ler contestação
 
Nos processos envolvendo empresas de telefonia, o consumidor reclama de algo, as empresas não comprovam que não fizeram o que foi reclamado e não explicam nada. A constatação, da ironia presente nas relações entre tais prestadoras e seus usuários, é do desembargador Ruy Coppola, da 3ª câmara Extraordinária de Direito Privado do TJ/SP. Em bem-humorada decisão, o magistrado relata ter "caído da cadeira, de tanto rir" ao ler peça de defesa da extinta Telesp, incorporada pela Telefonica.

Um consumidor pretendia a declaração de nulidade de débitos constantes em sua fatura de pagamento e a restituição, em dobro, dos valores indevidamente cobrados. A empresa se limitou a alegar que os serviços foram disponibilizados ao autor, o que gerou a emissão dos valores, e que, ainda que se respeite o direito do usuário de contestar os valores cobrados, "as faturas emitidas são corretas e verdadeiras".

Ao ler a contestação da ré, o magistrado afirmou que foi possível constatar que, em momento algum, a empresa atacou as acusações do consumidor, limitando-se a declarar "sobre a legalidade das faturas que emite" e que foi efetuada "vistoria em seus equipamentos e no do assinante, não detectando qualquer irregularidade".

Segundo Copolla, "em momento de evidente descontração e bom humor do signatário da peça de defesa", a empresa alega que os registros e processos adotados são fiscalizados pela Anatel e pela ABNT, que atestou que a aferição do consumo dos assinantes está em conformidade com a regulamentação aplicável.

A apelação, classificada pelo magistrado como "um CONTROL+C e um CONTROL+V da contestação", não apenas o fez analisar o caso, mas, conforme relata na decisão, o fez cair da cadeira, de tanto rir. Prudente, o magistrado avisa: "Vou parar de ler a contestação senão vou cair de novo". "Qualquer usuário de rede social, se escrevesse isso, logo em seguida viria um "kkkkkkkkk", comparou o espirituoso desembargador.

Ao sinalizar o fim da brincadeira, dizendo que passará então a "falar sério", Coppola negou provimento ao recurso da Telesp e concluiu estar perfeita a sentença que determinou a restituição do valor e anotou que a ré "tinha a obrigação de comprovar o que não comprovou". "Era ônus dela, mas não demonstrou que os valores cobrados estavam corretos", declarou.

Processo: 9164828-45.2009.8.26.0000

Veja a íntegra da decisão.

Fonte: Portal Migalhas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BOMBA!!! EXUMAÇÃO DE CADÁVER EM VIANA

A área criminal é de longe a mais apaixonante que a Advocacia pode proporcionar ao profissional, e os motivos são inúmeros. Não é a área que eu tenho maior atuação em Viana, até mesmo em razão de algumas parcerias que mantenho na cidade, o que já é público o notório, mas quando me surge a oportunidade, percebo que é sempre a mais empolgante e instigadora.

Mas, há alguns meses venho atuando em um processo crime onde meu constituinte é acusado de, em companhia de um outro cidadão, ter cometido homicídio.

A denúncia é de que cada um dos acusados portava um revólver, sendo meu constituinte um 32 e o outro cidadão, um 38. Na instrução do processo, meu cliente negou que tenha disparado contra a vítima, e o outro cidadão, afirmou ter disparado contra a vítima, mas em legítima defesa, salvo engano.

Pensem comigo! Da forma como foi colocado, imagina-se então que a vítima veio a falecer por ter sido alvejado por disparos de um revólver 38 somente. O MP entende que não, este órgão sustenta que a vítima veio a falecer em razão de disparos de 38 e 32.

Ocorre que o Exame Cadavérico foi elaborado de uma forma ineficaz para o processo, vez que nada esclarece. Este exame não diz sequer se no corpo da vítima foram encontrados projéteis (as balas) de arma de fogo, nem tampouco, que tipos de projéteis seriam esses, se de revólver 38 ou de 32.

Portanto, diante desta dúvida que pode solucionar o caso, e que é fundamental para a liberdade ou a prisão de um cidadão de bem, este Advogado sugeriu e o Juíz do caso acatou o pedido de Exumação do Cadáver da vítima, para que se retire dali os projéteis, e se diga se estes são de revólver 32 ou 38.

Andei conversando com alguns amigos da cidade, estes me disseram que há muito tempo não há uma Exumação de Cadáver na cidade, chegando alguns a me afirmar que há cerca de 40 anos não se tem notícia de uma Exumação.

Pois então é isso, estamos aguardando o IML marcar a data deste trabalho, que embora lamentável, pois foi uma vida humana que se foi, entendemos que deve ser colocado para discussão.

Abraços e bom dia a todos!!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tribunal de Justiça do Maranhão comemora 200 anos de história

O bicentenário dos 200 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Maranhão será comemorado nesta segunda-feira, às 19h, no Centro de Convenções de São Luís, no Multicenter Sebrae. A cerimônia será conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, que vai proferir o discurso de abertura aos homenageados e demais convidados.

“A passagem de tão significativa data constitui, a um só tempo, motivo de orgulho pelas conquistas já obtidas, como também de esperança e de superação dos inúmeros desafios que a prática forense, em sua peculiar dinâmica, apresenta a cada dia aos responsáveis pela definição dos rumos do Judiciário maranhense”, afirma o presidente do TJMA, Antonio Guerreiro Júnior.

Durante a cerimônia, cerca de 700 autoridades civis, militares e religiosas, personalidades e servidores do Poder Judiciário serão homenageados com a entrega da medalha comemorativa do bicentenário. “A Medalha 200 anos é única e especial, por ter sido confeccionada, exclusivamente, para as homenagens em torno do aniversário do Tribunal. Ela foi instituída em sessão administrativa do colegiado, como parte das comemorações alusivas à passagem do aniversário de instalação do Tribunal de Justiça, a terceira corte de Justiça estadual mais antiga do país, ocorrida em 4 de novembro de 1813”, explica Guerreiro Júnior.

Estarão expostos ao público durante a solenidade documentos históricos, livros, fotografias, documentários e peças do acervo histórico do Poder Judiciário que enfocam fatos do passado e do presente sobre a atuação do Tribunal de Justiça. O material da mostra também exibe folders, revistas e outras peças publicitárias produzidas sobre a temática dos 200 anos do TJ.

Autoridades importantes do Executivo, do Legislativo estadual e da Justiça serão homenageadas com a medalha, que também será entregue a servidores e pessoas simples da comunidade, destacou o presidente do TJMA.

A programação comemorativa do bicentenário do TJMA teve início em maio de 2012, com a instituição de uma comissão organizadora para planejar e executar as atividades do aniversário, sob a presidência do desembargador Lourival Serejo. Dentre as atividades realizadas nos dois anos de atividade, a comissão lançou concurso público de redação para estudantes, selo e carimbo postais, ciclo de palestras da magistratura nas escolas, documentário e outras peças publicitárias de divulgação e exposição comemorativa.

Mulheres

200 anos depois, o Tribunal de Justiça do Maranhão vive um momento histórico singular onde pela primeira vez, três mulheres ocuparão a Mesa Diretora da Corte Jurídica no Estado. Neste mês foram eleitas as desembargadoras Cleonice Silva Freire, na presidência, Anildes Cruz na vice-presidência e Nelma Sarney como corregedora de Justiça. Na ocasião, a presidente que será empossada dia 20 de dezembro destacou a relevância do fato inédito: “Precisamos passar 200 anos para que a mesa diretora do Tribunal de Justiça fosse ocupada por mulheres. Vou ter a alegria de dividir o cotidiano da Corte com as duas”, destacou Cleonice Freire que acrescentou ainda que “Isso vai fazer parte da história do Tribunal”, declarou a desembargadora que considera que o maior desafio da instituição será corresponder as expectativas de todos

Fonte: O Imparcial On Line

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CHICO GOMES AGORA SÓ ANDA DE HELICÓPTERO

Rapá! Vou te contar, o diabo é moleque mesmo!!! Pra quem no início da carreira política não tinha um pau pá dá num gato, agora só quer andar de helicóptero, é mole!!! Tá certo que o salário de prefeito é bom mesmo, algo em torno de 13 a 14 mil reais, o que dá suficientemente pra pagar a despesa semanal com o translado de São Luís a Viana em um bichão daqueles, mas vamos e convenhamos, é um completo disperdício!!!

Pode alguém chegar até este Advogado/Jornalista e dizer que o salário é dele e que com este dinheiro ele faz o que quer! Realmente, mas ele bem que poderia abrir mão deste salário, baixando-o pelo menos para uns 4 ou 5 mil e procurar encarar as estradas, e a diferença, reverter em favor da população de Viana. Afinal de contas, os servidores, em especial os contratados, estão tendo que suportar a diminuição de seus salários, isso se não quiserem ir pra rua, num verdadeiro assédio moral, e em um completo desrespeito ao nosso ordenamento jurídico, já que a diminuição de salários é algo proibido em nosso País.

O Prefeito já foi visto inúmeras vezes chegando à Princesa dos Lagos a bordo de um lindo e possante helicóptero, que faz o seu belo e tranquilo pouso nos campos de uma fazenda de um amigo do alcaide.

É assim mesmo, como diria o finado Décio Sá, quem pode pode, quem não pode põe no Blog.

Boa noite!!!!!

Exame da OAB: UFMA lidera e FACAM é a última


Analisando uma matéria que li na tarde de hoje tirei uma conclusão. O ensino da carreira jurídica em nosso País, e em especial no Maranhão, está na UTI, e já desenganado, caminhando para o leito da morte.

Acontece é que as faculdade do maranhão tiveram notas risíveis no último exame da ordem (OAB). E eu entendo que este exame de ordem é a primeira prova de fogo para aqueles que irão trilhar este caminho, pois se pretende o formando ser Advogado, necessariamente, precisa ser aprovado neste exame, e se pretende a carreira de concurseiro, este é o primeiro grande teste.

O que se viu foi um vexame geral, digno de um Estado que pede socorro em todas as esferas, senão vejamos.

A UEMA foi sensacional, aprovou 100% de seus alunos que fizeram o exame, não fosse o fato de que apenas 2 alunos fizeram as provas, este índice seria digno de congratulações.

De todas as faculdades peso-pesado a UFMA obteve o melhor desempenho, aprovando 47,06% de seus alunos, pois dos 85 que fizeram a prova, 40 conseguiram a aprovação.

Das particulares, a UNDB foi a que conseguiu melhor desempenho, aprovando 32,88% de seus alunos, 48 de um total de 146.

CEST 30,47%, 39 de um total de 128.

FACEM, 25%, 1 de 4.

FACSÃOLUÍS, 22,71%, 47 de 207.

Unibalsas, 20,75%, 11 de 53.

UNISULMA – IESMA, 19,85%, 26 de um total de 131 inscritos.

UNICEUMA - RENASCENÇA II, míseros 19,68%, sendo um total de 86 aprovados de um total de 437 inscritos.

FACIMP, 17,18%, sendo 28 aprovados de um total de 163.

Faculdade São José – FSJ, 16,67%, 8 de 48.

Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST, 16,05%, 26 de 162.

UNICEUMA - ANIL, 15,73%, 28 de 178.

UNICEUMA - COHAMA, 15,18%, 29 de 191.

Faculdade do Vale do Itapecurú – FAI, 11,22%, 11 de 98.

FACAM-MA, 11,17%, 22 de 197.

Ao final, só nos resta desejar sorte aos aprovados, e mais sorte ainda àqueles que não conseguiram a tão desejada “vermelhinha”.

Com informações da OAB e Migalhas.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Batemos a marca de 20 mil acessos!!! Obrigado a todos!


Depois de alguns meses de muito trabalho, algumas madrugadas sem dormir, muitas postagens, algumas amizades construídas, e muita colaboração de leitores, é que batemos a marca de 20 mil acessos em nosso Blog.

Agradeco imensamente cada um que acessou, mesmo que despropositadamente, a nossa página. Agradecemos aquele que não gostou de nossa página e que mesmo assim a divulga falando mal da gente. Mas nossos maiores agradecimentos deixamos mesmo a você que é leitor assíduo de nossas postagens e que utiliza as informações que lançamos aqui para ajudar na formação de sua opinião.

Grato de todo o coração!!!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Na SEREC!!! "Três oitão" escondido dentro de bola de futebol

Penso que a vontade dos internos do sistema penitenciário do Maranhão já nem é mais fugir ou fazer rebeliões, penso que a vontade dos presos, na verdade, é desmoralizar todo o sistema, em especial os Comandantes, Secretários, Diretores e demais autoridades.

Rebeliões já acontecem quase que mensalmente, fugas, quinzenalmente, mortes, semanalmente. Há uma semana um preso tentou fugir encondido dentro de um banheiro químico, e nós noticiamos, senão reveja clicando aqui.

Na última, ocorrida na manhã do dia de hoje, um elemento jogou, ou tentou jogar, uma bola por cima dos muros da CCPJ do Anil, antiga SEREC, sendo que a intenção era que a bola passasse por cima do muro e da cerca que fica acima do muro, e caisse na quadra onde os presos estavam no banho de sol. Por muito pouco o bandido artilheiro não consegue o seu intento. É que a bola ficou presa na cerca, e foi resgatada pelos Agentes.

Problema!!!

O problema é que a bola apreendida pelos Agentes estava recheada com um Revólver 38, e diversas munições.

Em verdade, vejo isso como deboche da bandidagem pra cima das autoridades do sistema penitenciário, a intenção é desmoralizar ainda mais o alto comando do Sistema Penitenciário. E eu já nem duvido se não vai chegar o dia em que os presos vão exigir que o alto escalão do Sistema Penintenciário use saia, vocês vão ver.

Veja a matéria publicada no Blog do Marcial Lima.

******

Bola é jogada dentro da CCPJ do Anil com revólver dentro

Uma bola foi jogada por cima do muro da CCPJ do Anil. Dentro dela, um revólver calibre 38 municiado.

O objeto foi arremessado na hora do banho de sol dos presos, e a intenção de quem jogou, seria de que ela caísse na quadra, onde os presos ficam nesse período de intervalo.

Porém, a bola ficou engatada na tela da quadra. Os agentes penitenciários desconfiaram, revistaram e a apreenderam a bola.

A Força Nacional não estava presente no momento da tentativa de infiltração.

As informações foram confirmadas pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão.

Judiciário oferece 99 vagas de estágio

O novo seletivo para estágio remunerado, cujo edital já foi publicado no Diário de Justiça Estadual, disponibiliza 99 vagas para experiência profissional no Tribunal de Justiça do Maranhão aos estudantes de Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Direito, distribuindo os aprovados em unidades do Judiciário na capital e interior do Estado. A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) organiza o concurso.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no período de 29 de outubro a 14 de novembro. Os estudantes deverão estar atentos aos prazos, locais e documentos necessários para se inscreverem no seletivo. Para os estudantes do curso de Direito é necessário estar matriculado no sétimo período em diante. Nas áreas de Ciências Contábeis e Biblioteconomia, quinto período.

Nas comarcas de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar as inscrições ocorrerão na sede da Esmam - na Rua das Sucupiras, nº 27, quadra 49, Renascença. Para concorrer às vagas em Imperatriz, Caxias ou Timon, o candidato deverá realizar a inscrição nos fóruns das comarcas respectivas.

O edital completo e as informações sobre o concurso estão disponíveis no endereço www.tjma.jus.br, na página da Escola da Magistratura, na seção "processos seletivos".

BENEFÍCIOS - O estagiário remunerado receberá, por mês, uma bolsa-auxílio de valor equivalente a 80% do salário-mínimo nacional, sendo-lhe assegurado recesso remunerado de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares.

Serão concedidos ao estagiário remunerado auxílio-alimentação, auxílio-transporte e cobertura de seguro de acidentes pessoais.

LOCAIS DE INSCRIÇÕES
São Luís
Esmam - na Rua das Sucupiras, nº 27, quadra 49, Renascença

Imperatriz
Fórum Ministro Henrique de La Rocque - Rua Rui Barbosa, s/n, Centro

Caxias
Fórum Desembargador Arthur Almada Lima - Praça Gonçalves Dias, 100

Timon
Fórum Desembargador Amarantino Ribeiro Gonçalves - Rua Dra. Elizete de Oliveira Farias, s/n, Parque Piauí
 
Fonte: Blog do Marcial Lima

terça-feira, 22 de outubro de 2013

DECIDIDO!!! GUARDA COMPARTILHADA SERÁ OBRIGATÓRIA


A Câmara dos Deputados, em atendimento aos anseios da sociedade, tem dado tramitação e aprovado em todas as Comissões o Projeto de Lei que torna obrigatória a Guarda Compartilhadas de filhos(as) (menores) de pais separados.

A decisão da Casa Legislativa é exatamente para combater o Assédios Moral que os filhos e, em geral, os Pais são vítimas.

Existem mães de todas as espécies, as boas, que são a esmagadora maioria, e as más, delinquentes, possessivas, vingativas, indecentes, irresponsáveis e tudo mais que você possa imaginar, que tratam seus filhos(as) como objeto e propriedade, sem permitir que os mesmo tenham contato livre e sadio com seus Pais.

E é com a vontade de combater este tipo de abuso, este tipo de crime, vez que a Alienação Parental hoje já está tipificada em nosso Ordenamento Penal, que a Câmara irá decidir de uma vez por todas, que a Guarda Compartilha será a regra, onde assim, impedirá a mãe criminosa de afastar Pai e Filho(a).

Veja a matéria abaixo.

******

Câmara aprova guarda compartilhada de filho quando não há acordo entre pais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (15), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1009/11, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que estabelece como regra a aplicação do regime de guarda compartilhada dos filhos quando não houver acordo entre a mãe e o pai separados.

Atualmente, o Código Civil (Lei 10.406/02) determina que, quando não houver acordo entre os genitores, a guarda compartilhada será aplicada "sempre que possível". A proposta retira essa expressão.

O projeto seguirá agora para o Senado, exceto se houver recurso para que seja examinado pelo Plenário da Câmara.

Ressalva

O texto aprovado ressalva, no entanto, que o regime compartilhado só será aplicado se ambos os genitores estiverem aptos a exercer o poder familiar e tiverem igualmente interesse na guarda. Se um deles declarar ao juiz que não tem interesse na guarda, esta será concedida ao outro.

Devido à ausência do relator na CCJ, deputado Vicente Cândido (PT-SP), foi nomeado como relator substituto o deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF). Ele propôs retirar do texto a parte que permite a um dos pais declarar ao magistrado que não quer a guarda da criança. Essa ideia, no entanto, foi rejeitada pela maioria dos integrantes da comissão.

15/10/2013 - 18h31
Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcelo Oliveira
Matéria da Agência Câmara Notícias

domingo, 20 de outubro de 2013

Patrimônio Cultural vistoria imóveis tombados em Viana

Academia Vianense de Letras foi o primeiro prédio a receber a visita
Representantes da Superintendência do Patrimônio Cultural (SPC) estiveram esta semana no município de Viana-MA, na Baixada Maranhense, em visita a dois prédios de arquiteturas coloniais, localizados na área de tombamento da cidade.

A Academia Vianense de Letras foi o primeiro prédio a receber a visita de técnicos da Secma, que analisaram e avaliaram os reparos que deve sofrer em sua estrutura. Situada na Rua Antônio Lopes, nº 535, a casa de arquitetura originalmente colonial pertenceu a Amâncio de Aquino, autor da letra do Hino Vianense. Amâncio era radiotelegrafista e por isso sua residência funcionou como Correio e Telégrafo de Viana por muito tempo. O casarão foi adquirido em 1951 pelo comerciante e vereador Ananias Gomes de Castro, que por diversas vezes foi palco de festas e bailes municipais de carnaval. Atualmente, o imóvel abriga a Casa de Cultura de Viana.

O Sobrado Amarelo foi o segundo prédio a ser visitado pelos técnicos da SPC, em companhia de homens do Corpo de Bombeiros. Localizado na Rua Cônego Hemetério, 244 - Centro, o sobrado viveu o apogeu do desenvolvimento econômico do Brasil. Os altos do sobrado serviam de residência para os proprietários e o andar térreo funcionava como ponto comercial e abrigava a Fábrica Santa Maria.

Construído em 1843 por proprietário de posse econômica abastada, o Sobrado Amarelo de Viana foi incluído à classe produtora e exportadora vianense. Dessa prosperidade, pode-se dizer, surgiram os imóveis construídos com elementos duráveis, casarões com fachadas de azulejos e uma arquitetura estilo portuguesa.

A instalação comercial, hoje em ruínas, resistiu até a década de 1980, sendo de propriedade da empresa A. O. Gaspar. O imóvel receberá uma reforma geral em sua estrutura. De acordo com a superintendente da SPC, "o sobrado ainda está sem definição de uso e será entregue a prefeitura de Viana que decidirá sua melhor utilidade para a população", ressalta Andrea Vasconcelos.

A reforma da Academia Vianense de Letras será concluída e entregue no dia 23 de novembro, em solenidade com entrega de título de Cidadão Vianense a algumas autoridades, entre elas a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Cultura, Marlilde Mendonça.
 
Informações são do Portal Elo.

sábado, 19 de outubro de 2013

Promotor do Caso Isabella Nardoni caiu na Lei Seca

Promotor do caso Isabella é multado em blitz da Lei Seca no Rio
O promotor do Ministério Público de São Paulo Francisco Cembranelli, 51, foi parado por agentes da Operação Lei Seca, no Rio. Cembranelli passava pela rua Francisco Otaviano, no Arpoador, zona sul do Rio, quando os agentes mandaram que ele parasse o Pajero que guiava.

De acordo com um dos agentes, o promotor Cembranelli se recusou a utilizar o bafômetro e teve a carteira de habilitação apreendida. Ele também precisou pagar uma multa. O promotor não teve o carro apreendido e acabou liberado após apresentar uma pessoa para dirigir o seu Pajero.

Cembranelli participou do júri que condenou o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a estudante Isabela Nardoni, 5, em 2008.

Nardoni e Anna Carolina foram condenados pela morte da filha dele no dia 27 de março de 2010, após cinco dias de júri popular. O casal responde pelo crime de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, sem condições de defesa da vítima e de modo cruel).

Alexandre foi condenado a 31 anos de prisão e Anna Carolina a 26 anos. A Justiça analisa recursos contra a decisão. A pena de Nardoni foi agravada porque o crime teria sido cometido contra sua descendente.

DO RIO